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Núcleo de Segurança do Hospital Manoel Victorino intensifica ações e aborda metas para a segurança

13/02/2020 14:15

O Hospital Manoel Victorino, através da equipe do Núcleo de Segurança do Paciente, está cada dia mais intensificando as ações e orientações sobre as metas de segurança na unidade hospitalar, contemplando pacientes e acompanhantes, quanto aos cuidados pré e pós operatórios, identificação correta do paciente, entre outros.

Nilva Correia informa que as atividades desenvolvidas objetivam evitar ocorrências indesejadas e assegurar um monitoramento eficaz, um programa concebido para direcionar e dar suporte às melhorias mensuráveis – que inclui ainda os desfechos clínicos-, orienta o cumprimento das estratégias de evolução institucional, com excelência. A identificação precoce dos riscos é fundamental para o desempenho em segurança.

“As ações foram planejadas de acordo com cada meta de segurança estabelecidas pela OMS pelo Núcleo de Segurança divido em subgrupos e acompanhados pela gestão NSP e auxiliado pela equipe multidisciplinar atuante e comprometida”, garantiu.

A equipe multidisciplinar, assim como pacientes e acompanhantes têm demonstrado a cada dia reconhecimento e boa aceitação do trabalho realizado pelo grupo. Confira o cronograma das atividades, assim como, o objetivo de cada ação de segurança que garantem um atendimento de qualidade aos pacientes do Hospital Manoel Victorino.

META 1 – Identificação do Paciente – Ação in loco, sobre a importância da identificação do paciente – Ana Paula Tavares, Raquel Lima Santos e Luana Iglessias. Inicialmente foi apresentado o cartaz: “MINUTO DA SEGURANÇA DO PACIENTE”, no intuito de reforçar a existência do núcleo nas unidades e apresentar sucintamente o cartaz para toda equipe com as metas da segurança do paciente. Logo após houve uma abordagem da equipe sobre a importância da pulseira de identificação e os dados que devem conter na pulseira, nas unidades de internação, UTI, ambulatório e centro cirúrgico.

META 2 – Comunicação efetiva em profissionais de saúde – Fabiana Nascimento, Ariane Cerqueira e André Campos. Ação in loco e dinâmica, enfatizando as estratégias da comunicação efetiva entre o profissional de saúde e pacientes. Promovendo segurança do paciente. Onde foi realizada explanação sobre a importância da comunicação efetiva entre os profissionais. Desta forma aprendem a se comunicar entre si e com os pacientes. Nessa ação aconteceu uma dinâmica em grupo, como objetivo de compreender melhor a fala do outro.

META 3 – Melhorar a segurança na prescrição no uso e na administração de medicamentos – Rosana Corral, Alfredo Boa Sorte e Paula Barreto, com a finalidade de orientar a equipe médica para que sejam feitas as prescrições médicas, dentro dos padrões do hospital; Orientar a equipe de enfermagem / farmácia sobre as medicações de Uso Coletivo; Orientar a equipe médica e de enfermagem quanto a notificação da reação adversa a medicamento; Orientar a equipe de enfermagem / farmácia / auxiliar administrativo em relação a quais são os medicamentos que há no HMV; Práticas seguras para a administração correta dos medicamentos para a equipe de enfermagem e importância da Ficha Notificação de Ocorrência para a equipe de enfermagem / médica e farmácia.

Nas ações houve ainda solicitação à CCIH do Protocolo do hospital quanto ao uso dos antimicrobianos disponível para toda a equipe médica. Reforço também junto aos enfermeiros por conta do aprazamento das prescrições, lembrando aos profissionais da enfermagem e também da farmácia quanto ao uso do Protocolo de estabilidade dos medicamentos e a utilização do impresso; abordagem pela equipe médica e de enfermagem quanto ao Protocolo de Reação Adversa do hospital e por fim, orientações da equipe de enfermagem/ auxiliar administrativo, a importância e o significado dos medicamentos MPP / MAV com práticas seguras quando na administração dos medicamentos para a equipe de enfermagem e orientação da equipe médica, de enfermagem e farmácia quanto a importância da notificação relacionado a medicamentos.

META 4 – Cirurgia Segura – Nilva Correia. Ação IN LOCO e dinâmica com informações, cuidados e esclarecimentos importantes para os acompanhantes dos pacientes internados, sendo estes, em pré e pós- operatório. Através de texto educativo esclarecendo sobre cuidados, comportamentos dos acompanhantes e pacientes. Como auxílio para essa ação foi realizado dinâmica de pergunta e resposta através de “placas” com resposta negativa ou positiva para as perguntas feitas no final de cada grupo alvo e entrega de brinde pela participação. Apresentação do cartaz mostrando a importância de seguir os cinco momentos para higiene das mãos.

META 5 – Higienizar as mãos para evitar infecção Alex Coelho, Kelly Martins e Ana Cleide. Ação in loco realizada nas enfermarias destacando a importância da higiene de mãos nos 5 momentos nos cuidados e assistência prestada ao paciente. Apresentação do cartaz mostrando a importância de seguir os cinco momentos para higiene das mãos. Realização passo a passo de higiene das mãos com a equipe multiprofissional in loco.

META 6 -Reduzir o risco de queda e úlcera por pressão – Tauane Alencar, Lais Figueredo e Loiane Carvalho. Ação in loco divulgando informações sobre a META 6, para os profissionais da equipe multidisciplinar. Tal ação objetivou promover a participação destes profissionais na implantação e divulgação dos protocolo institucionais que abordam estes temas, além de inseri-los como agentes multiplicadores para os demais profissionais, pacientes e/ou família.

Divulgação da nova rotina de orientações ao paciente e/ou familiar sobre protocolo de risco de queda, por meio do impresso padronizado na unidade, além de treinamento de como aplicar a escala de Morse. Destaque para reforçar a importância de aplicar a escala de Braden e prescrição para o paciente com risco para desenvolver úlcera por pressão. De forma lúdica, foi abordada a META 6 em todas as unidades assistenciais, através de um jogo com perguntas e respostas, promovendo a interação de toda equipe assistencial.

As atividades desenvolvidas contaram ainda com distribuição de brindes para àqueles que responderam corretamente os questionamentos.

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