Notícias /

Curso de Aperfeiçoamento da ESPBA realiza Painel de Boas Práticas em Saúde Mental

18/02/2020 09:45

Aconteceu na última sexta-feira (14), o Painel de Boas Práticas em Saúde Mental, estratégia pedagógica utilizada durante o Curso de Aperfeiçoamento em Saúde Mental: incentivo à implementação da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) no âmbito do SUS-BA. O curso é promovido pela Escola de Saúde Pública da Bahia (ESPBA), em parceria com a Área Técnica da Saúde Mental da Diretoria de Gestão do Cuidado (DGC), com o objetivo de qualificar os trabalhadores do SUS quanto ao modelo de atenção psicossocial, de acordo com os princípios e diretrizes da RAPS e necessidades de cada região.

A proposta do Painel de Boas Práticas foi dar visibilidade a experiências exitosas implementadas, ou em fase de implementação, por profissionais dos Núcleos Regionais de Saúde que atuam como referência em Saúde Mental, e teve como finalidade estimular o debate sobre as possibilidades de replicação em outros territórios, assim como discutir as potencialidades e limites das ações propostas.

Durante o evento, foram apresentadas: “A experiência do CO-CAPS na Macrorregião do Nordeste”; “O caminhar do GT RAPS nas regiões de Vitória da Conquista, Ilhéus e Itabuna”; a experiência “Perto de quem faz (Irecê)” e “Do café ao convívio (Salvador)”.

Segundo os coordenadores do curso, a experiência foi um rico momento em que se pôde acompanhar estratégias de cuidado com ênfase em reabilitação psicossocial, desenvolvidas em alguns territórios, como também refletir sobre ações possíveis de serem realizadas em regiões onde a RAPS ainda encontra dificuldades para ser implementada.

Fonte: ESPBA

Notícias relacionadas