Notícias /

Sesab dá início às ações de carnaval

21/02/2020 17:35

Com cerca de R$ 2 milhões investidos nas ações do carnaval, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) deu início as ações durante o carnaval. Os plantões em hospitais da capital e do interior foram reforçados, foram instalados três unidades de saúde nos circuitos de Salvador e Porto Seguro para a realização de testes rápidos que detectam HIV, sífilis e hepatites B e C, bem como a distribuição de preservativos, além de campanhas educativas que visam a prevenção de infecções sexualmente transmissíveis e a doação de sangue.

As unidades de testagem em Salvador, uma na Avenida Centenário e outra na Adhemar de Barros, começaram a funcionar nesta sexta-feira, a partir das 16h. Em Porto Seguro, a o funcionamento será a partir deste sábado.

Balanço de atendimentos

As unidades da Sesab registraram, da abertura oficial do carnaval de Salvador, nesta quinta-feira, até as 17h desta sexta-feira, nove atendimentos. Todas as ocorrências foram encaminhadas para o Hospital Geral do Estado (HGE). Dos atendimentos, quatro foram por conta de agressão física, quatro por queda e um por agressão com arma branca. Além do HGE, os hospitais Roberto Santos (HGRS), Ernesto Simões (HGES) e Subúrbio (HS) estão prontos para receber, se necessário, ocorrências de maior gravidade. Em 2019, no primeiro dia foram sete casos encaminhados para unidades da rede estadual.

Também as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Pirajá, Curuzu e Cajazeiras estão sendo monitoradas por profissionais da Sesab, a fim de verificar o funcionamento e possíveis necessidades de transferência de pacientes para unidades de maior complexidade.

Profissionais do Serviço de Atendimento às Mulheres Expostas à Violência Sexual do Hospital da Mulher também estão de prontidão para atender durante o carnaval. Mulheres, adolescentes e mulheres trans expostas a situações de abusos e violência sexual podem ser acolhidas no centro, que dispõe de equipe multiprofissional com médicas ginecologistas, enfermeiras, assistentes sociais, psicólogas e farmacêuticas.

Hemoba

Durante os dias de carnaval, o posto de coleta da Hemoba, na Avenida Vasco da Gama, em Salvador, funcionará normalmente todos os dias, inclusive segunda e terça-feira, das 7h30 às 18h30. No sábado, o horário de funcionamento é das 7h30 Às 12h30. A unidade estará fechada apenas no domingo. Na quarta-feira de cinzas, o funcionamento será a partir das 13h. Somente nesta sexta-feira, até às 17h, 223 pessoas se candidataram à doação e 177 bolsas foram coletadas.