Notícias /

São Sebastião do Passé tem nova unidade de saúde e Caps

02/03/2020 15:32

Uma nova Unidade Básica de Saúde (UBS), inaugurada pelo governador Rui Costa, acompanhado pela secretária da Saúde em Exercício, Tereza Paim, nesta segunda-feira (2), eleva a cobertura da atenção básica no município de São Sebastião do Passé, na Região Metropolitana de Salvador. Na ocasião, Rui também entregou um Centro de Atenção Psicossocial (Caps). Os novos equipamentos de saúde foram entregues pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) e vão beneficiar cerca de 40 mil baianos.

“A melhor política pública de saúde que existe é a prevenção, com o diagnóstico precoce, para manter a pessoa saudável. Os hospitais estão cheios de pessoas sendo atendidas porque elas não passam pelos postos de saúde para fazer a prevenção. Por isso nós estamos inaugurando aqui hoje duas unidades de saúde”, afirmou o governador Rui Costa.

Com investimento aproximado de R$ 1,8 milhão, a nova UBS mantém duas equipes de saúde da família, oferecendo serviços odontológicos, vacinas, farmácia básica, planejamento familiar e pré-natal.

A aposentada Maria Teixeira tem 72 anos e mora ao lado da nova unidade básica de saúde. “Agora eu tenho atendimento bem pertinho da minha casa e ficou bem melhor para mim. Como eu já tenho mais idade, para mim ficava difícil me deslocar para o outro posto, que é longe. Com isso eu vejo que existe um trabalho sendo feito na nossa cidade, que precisa tanto.”

Caps

O Caps contou com um investimento de cerca de R$ 2,2 milhões. A unidade de saúde mental é especializada no tratamento e reinserção social de pessoas com transtornos graves e persistentes e é constituído por uma equipe multiprofissional, atendendo pessoas de todas as idades. “É preciso entender que as pessoas com distúrbios psiquiátricos precisam ter um acompanhamento periódico, regular, e esse acompanhamento é feito aqui no Caps”, acrescentou o governador Rui Costa.

Secom

Notícias relacionadas