Notícias /

Cedeba fará atividades dia 26 para marcar o Dia Mundial da Obesidade

04/03/2020 17:11

Cinquenta e seis por cento (56%) da população brasileira está acima do peso e 20% – 41 milhões de pessoas – tem obesidade, segundo dados do Ministério da Saúde. É um problema mundial, como evidenciam as estatísticas da Organização Mundial da Saúde (OMS) que estima para 2025, 700 milhões de obesos no mundo. Apesar de ser doença multifatorial, como observa a coordenadora do Núcleo de Obesidade do Centro de Diabetes e Endocrinologia do Cedeba, Teresa Arruti, a sociedade em geral vê a obesidade como uma questão estética e o obeso, como pontua a endocrinologista Regilene Batista, precisa conviver com o preconceito e estereótipos.

E para refletir sobre o avanço da obesidade e o respeito ao paciente foi criado o Dia Mundial da Obesidade -11 de outubro – que a partir deste ano ganhou nova data: 4 de março. Com essa mudança, a Federação Mundial da Obesidade quis alinhar em um mesmo dia outras atividades com a Semana Nacional de Cuidados com a Obesidade, de 1º a 7 de março. A unificação da data tem como propósito aumentar a conscientização sobre a obesidade, fator de risco para doenças cardiovasculares, diabetes, hipertensão, doenças osteoarticulares, apneia do sono e 13 tipos de câncer.

Com foco na mudança global dos fatores que envolvem a obesidade, a escolha do 4 de março para refletir sobre a obesidade foi da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia e o Departamento de Obesidade do World Obesity Federation. Entre os pontos destacados pela campanha este ano estão a “tolerância zero” para o estigma do peso.

No Cedeba, onde os pacientes com obesidade são atendidos pela equipe multidisciplinar, o foco na educação é muito intenso. Por meio de ciclo de palestras, pessoas vindas dos mais diferentes pontos da Bahia aprendem sobre a doença, trocam saberes e interagem.

No dia 26, de março, o Dia Mundial da Obesidade será marcado com a palestra da nutricionista Lorenna Fracalossi sobre “Plano Alimentar e Digestão, Mastigação e Metabolismo”, dentro do ciclo de palestras realizado durante o ano, também será exibido vídeo sobre a importância de hábitos saudáveis de alimentação.

Ascom Cedeba

Notícias relacionadas