Notícias /

Centro de Diabetes e Endocrinologia da Bahia chama o SAMU para treinar sua equipe: emergência em diabéticos

05/03/2020 14:10

O SAMU Metropolitano de Salvador atendeu o chamado do Centro de Diabetes e Endocrinologia da Bahia (CEDEBA) para participar como instrutores do Treinamento para o Serviço, no próximo dia 13 (sexta-feira), ensinando prática de Manejo do Paciente Diabético em Situação de Emergência no Cedeba. É que mesmo não sendo unidade de urgência e emergência há situações, quando o paciente está em atendimento no Centro de Referência, que necessitam de primeiros socorros e remoção para unidade especializada.

Além da hiperglicemia e hipoglicemia (as mais frequentes), também crises de hipertensão e doenças cardiovasculares são as situações que acontecem com pacientes em atendimento no Cedeba. Antes da atividade prática da equipe do SAMU, a endocrinologista Ludmila Chaves aborda o tema “Atendimento Inicial em Situação de Emergência ao Paciente Diabético atendido no Cedeba.”

O treinamento em situações de emergência tem como público-alvo a equipe multidisciplinar, envolvida com o paciente diabético no Cedeba. A ação marca o início ao Programa de Treinamento para o Serviço da Coordenação de Ensino e Pesquisa(COEP), do Cedeba. No dia 27 de março, o treinamento o enfocará “Cuidados da Enfermagem no Atendimento ao Paciente com Descompensação Glicêmica.”

TEMAS DA PRÁTICA DIÁRIA

O Treinamento para o Serviço este ano – com total de nove módulos até novembro – segundo a coordenadora da COEP, endocrinologista Jeane Macedo, “é um projeto de atualização/treinamento científico, com a revisão dos protocolos de atendimento interno. O que há de mais novo? Com base nessa resposta, partiremos para unificar condutas tendo como foco nossa prática diária.”

Foram programados simpósios de atualização com discussão de casos clínicos que serão realizados sempre sexta-feira à tarde, das 14 às 17 horas. Os temas são variados e nascem da realidade do atendimento oferecido pelo Cedeba: diabetes, obesidade e alcança temas bem atuais como “Saúde e Espiritualidade”, com base nas sugestões da equipe.

Ascom do Cedeba

Notícias relacionadas