Notícias /

Hospital de Porto Seguro realiza captação de córneas

06/03/2020 10:01

O Hospital Regional Deputado Luís Eduardo Magalhães realizou, com apoio da Central Estadual de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos da Bahia (CNCDO-BA), uma captação de doação de córneas. O doador, vítima de acidente motociclístico, estava internado no HRDLEM há mais de uma semana, e teve a morte encefálica constatada através de exames clínicos e complementares para confirmar a completa e irreversível parada de todas as funções do cérebro.

Após autorização da família do paciente, o procedimento foi liderado pelos médicos Carolina Tomaz e Jefferson Fonseca, juntamente com membros da Comissão Intra Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) da unidade, responsável por viabilizar o diagnóstico de morte encefálica, detectar possíveis doadores de órgãos e tecidos e criar rotinas para oferecer aos familiares de pacientes que vão a óbito no hospital, a possibilidade de doação.

A Central de Órgãos da Bahia vem ampliando suas ações de trabalho e no próximo dia 16 acontecerá, no HRDLEM, um curso de capacitação para determinação de morte encefálica, realizado pela Central de Órgãos e Organização de Procura de Órgãos (OPO) extremo sul. O objetivo é fortalecer suas atividades e preparar cada vez mais os profissionais para incentivar esse ato.

Estudos realizados em 2019 demonstraram que a Bahia tem se destacado no aumento do número de transplantes e preparar as equipes é fundamental nesse processo. “Esse é o resultado de investimentos na capacitação e, sobretudo, na conscientização da população para que possamos salvar cada vez mais vidas. Por isso buscamos sempre viabilizar as doações e dar o suporte necessário às famílias que se dispõem a contribuir para diminuir as filas de espera para transplante no Estado e dar mais uma chance de vida a alguém,” ressaltou Rodrigo Carvalho, diretor técnico da unidade.

Ascom do HRDLEM

Notícias relacionadas