Notícias /

Paulo Afonso passará a contar com Unidade de Oncologia

10/03/2020 19:38

O município de Paulo Afonso, no norte baiano, passará a contar com uma unidade de alta complexidade em oncologia (Unacon). O novo serviço será instalado no Hospital Municipal através de uma parceria público privada entre o município e um grupo investidor. O secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, em reunião, nesta terça-feira (10), com o secretário de Saúde de Paulo Afonso, Ghiarone Garibalde, garantiu todo o apoio do Governo do Estado para a implantação da Unacon, que beneficiará uma população de cerca de 500 mil habitantes. Na Unacon serão oferecidos tratamentos cirúrgicos, quimioterapia, iodoterapia e radioterapia. A previsão é que esteja totalmente implantado até o segundo semestre de 2021.

O secretário Fábio Vilas-Boas destaca que um dos compromissos da gestão é criar e apoiar ações que ampliem a regionalização da saúde no estado. “A ideia é fazer com que todas as regiões baianas possam garantir o atendimento aos pacientes, sem a necessidade de transferência para Salvador”, afirmou.

Atualmente, em Paulo Afonso, como explica Ghiarone Garibalde, o tratamento oncológico disponível é somente o quimioterápico em uma clínica conveniada. “Com a Uncacon, o paciente não vai mais precisar se deslocar pra Salvador caso precise, por exemplo, de radioterapia. O morador da região terá um tratamento mais perto da sua residência”, pontuou secretário de Saúde de Paulo Afonso.

Essa iniciativa ajudará a garantir o tratamento para pacientes oncológicos na Bahia, que, de acordo com estimativas do Instituto Nacional do Câncer, tem a estimativa de 32580 novos casos de câncer em 2020.

Notícias relacionadas