Secretarias estaduais da Saúde e da Educação capacitam profissionais para testes de acuidade visual

12/03/2020 15:09

O Programa Saúde na Escola (PSE), foi instituído como uma política intersetorial entre os Ministérios da Saúde e da Educação, na perspectiva da atenção integral (prevenção, promoção, atenção e formação) à saúde de crianças, adolescentes, jovens e adultos do ensino público, e se propõe a ser um novo desenho da política de educação em saúde, que trata a saúde e educação de forma integral e parte de uma formação ampla para a cidadania.

Na Bahia, o Programa é coordenado pelas Secretarias Estaduais da Eduacção e Saúde, através da área técnica de oftalmologia da Diretoria de Atenção Especializada da Sesab. O planejamento do Programa deve contemplar 12 ações, entre elas, a promoção da saúde ocular e identificação de educandos com possíveis sinais de alteração.

Considerando que a promoção da saúde ocular e identificação de educandos com possíveis sinais de alteração é ação integrada entre as Secretarias Estaduais da Educação e da Saúde, está acontecendo hoje uma Oficina Formativa para os profissionais da Educação e da Atenção Básica à Saúde, para capacitação de multiplicadores na realização do Teste de Snellen (acuidade visual) nas unidades escolares pactuadas ao Programa Saúde na Escola ciclo 2019/2020, no auditório do Parque São Bartolomeu, Plataforma.

Participam também da ação também, as Secretarias Municipais da Educação (SMED) e da Saúde (SMS) de Salvador e Ministério Público Estadual, além de 52 unidades escolares (40 municipais e 12 estaduais), beneficiando 26.068 estudantes (14.863 estudantes municipais e 11.205 estudantes estaduais).