Notícias /

Equipe Multiprofissional do Hospital Clériston Andrade é treinada para atendimentos de casos de Coronavírus

02/04/2020 14:41

Em março deste ano o Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA) atendeu 15 pacientes com Síndrome Respiratória, todos foram investigados e o resultado deu negativo para o Novo Coronavírus. Diante dos casos confirmados da doença na Bahia, o HGCA, maior hospital público do interior do Estado, através do Comitê Interno de Enfrentamento ao Coronavírus e do Centro de Educação Permanente (CEPER/HGCA), tem promovido treinamentos para a equipe multiprofissional da unidade. Palestras, roda de conversa, vídeo aulas, dentre outras modalidades de capacitação estão sendo realizadas de forma intensiva. O objetivo é preparar a equipe para o atendimento responsável e seguro ao paciente com suspeita da doença e também reforçar o cuidado para não existir transmissão do vírus em ambiente hospitalar.

De acordo com a médica Hélvia Fagundes, coordenadora da emergência e membro do Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus do HGCA, as ações visam à seguridade do paciente e também de toda equipe e segue o fluxograma criado pelo Comitê visando o atendimento garantido. “Até o momento não tivemos nenhum caso confirmado de Coronavírus na unidade. Todas as pessoas que deram entrada com sintomas da doença como: tosse, febre, desconforto respiratório, dentre outros, são tratadas como casos suspeitos e se admitidas na unidade ficam em isolamento. No entanto, nenhum apresentou necessidade de suporte ventilatório. Atualmente, possuímos 3 leitos de isolamento na emergência e 4 leitos na UTI preparados para casos específicos do COVID 16”, esclareceu a médica.

De acordo com o diretor-geral do HGCA, José Carlos de Carvalho Pitangueira, 10 leitos estão sendo preparados para atendimento específico de pacientes com Coronavírus e devem ficar pronto na próxima semana. “Esperamos que a comunidade continue colaborando com isolamento social para o bem de todos. Estamos apoiando todas as ações de educação voltadas para nossa equipe multiprofissional, capacitando desde a equipe médica, aos vigilantes, porteiros, higienização, maqueiros e administrativo, conforme orientação da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab)”, pontuou Pitangueira.

Dentre as ações de enfrentamento ao Coronavírus no Hospital Clériston Andrade, o Governo do Estado já anunciou a ampliação da oferta de leitos com respiradores destinados ao uso especifico de casos confirmados de COVID 19, bem como a antecipação da obra do HGCA 2, prevista para maio de 2020. O Hospital Clériston Andrade possui atualmente 300 leitos e a maior emergência de Feira de Santana e região sendo referência para casos mais graves, politraumatizados e atendimentos de alta-complexidade.

 Ascom HGCA

 

Notícias relacionadas