Notícias /

Creasi orienta para o cuidado da pessoa idosa em instituições de longa permanência

08/04/2020 09:41

Nesta quarta-feira (08), às 15h30, o Centro de Referência Estadual de Atenção à Saúde do Idoso (Creasi) participará do Plantão Coronavírus, do Telessaúde Bahia, com a doutora em Saúde e Medicina Humana Josecy Peixoto, médica geriatra da Unidade, que orientará sobre manejo de casos suspeitos de Covid-19, em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI´s).

A primeira participação do Creasi no Plantão Coronavírus, do Telessaúde Bahia, ocorreu na tarde da quinta-feira (26/03). Na oportunidade, a doutora Josecy Peixoto e a especialista em Gerontologia, conselheira do Conselho Estadual da Pessoa Idosa, Helena Patáro, terapeuta ocupacional do Creasi, abordaram o que é o Coronavírus, contágio, sintomas, transmissão, as questões que permeiam os idosos e o cotidiano desse público a partir da pandemia.

Josecy Peixoto esclareceu sobre os cuidados com a higiene pessoal e do ambiente, incluindo a rotina quando se entra em casa, pontuando que é fundamental estar atento para a mudança de perfil da pessoa idosa e sinalizar logo que apresentar o primeiro sintoma. Como pensar no cotidiano das pessoas idosas a partir da pandemia pelo Coronavírus foi a reflexão proposta pela especialista em gerontologia, Helena Patáro.

As profissionais do Centro de Referência ainda responderam diversas perguntas e a webpalestra encontra-se disponível no acervo do Telessaúde Bahia.

Fonte: Creasi

Notícias relacionadas