Notícias /

Ibotirama tem caso confirmado de coronavírus (Covid-19)

08/04/2020 20:36

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) reforça a confiabilidade dos exames realizados no Laboratório Central de Saúde Pública do Estado (Lacen-BA) para coronavírus (Covid-19) e ressalta que o município de Ibotirama possui um caso positivo, cujo diagnóstico tem como base o genoma viral.

Desde o momento em que foram registrados os primeiros casos suspeitos do novo coronavírus na Bahia, o Governo do Estado ampliou o número de equipes e o horário de funcionamento do laboratório, que hoje realiza testes 24 horas por dia, inclusive nos finais de semana. Todos os exames são coletados em unidades de saúde públicas ou privadas, como UPAs, clínicas e hospitais de toda a Bahia e encaminhados para que o Lacen faça a testagem.

“O Lacen-BA tem um dos mais modernos equipamentos do mundo para exclusão de vírus respiratórios. Nós estamos processando uma grande quantidade de RT-PCR por dia. São cerca de 300 exames realizados todos os dias, e esse número será ampliado em breve”, afirma o secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas.

Para o diagnóstico de Covid-19, é feita a coleta de amostras de secreção nasal e da garganta do paciente, que são encaminhadas com urgência para o Lacen-BA. No laboratório, são realizados exames de biologia molecular que detecte o RNA viral.

Mais informações em saude.ba.gov.br/coronavirus.