Notícias /

Telessaúde Bahia lança nova oferta para médicos e dentistas da Atenção Básica.

15/04/2020 12:26

Médicos e dentistas da Atenção Básica do estado da Bahia contam com mais um serviço disponibilizado pelo Telessaúde. Trata-se do serviço de Teleconsultoria Especializada.

O novo serviço é fruto da parceria entre a Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia (FAMED-UFBA) e o Núcleo de Telessaúde da Bahia, da Diretoria de Atenção Básica, e conta com a participação de docentes da Faculdade de mais de dezessete especialidades médicas e da Estomatologia, como teleconsultores.

A Teleconsultoria Especializada ou teleinterconsulta é a troca de informações e opiniões entre profissionais de saúde para auxílio diagnóstico e/ou terapêutico.

Para Érica Menezes e Daiana Alves, gestoras do Telessaúde, a implantação deste novo serviço soma-se no momento aos esforços do Estado no enfrentamento da Pandemia de COVID-19, e permite ampliar a capacidade dos profissionais da atenção básica no cuidado às pessoas com doenças crônicas, qualificando o acesso e reduzindo os deslocamentos, em um momento em que o distanciamento social se faz necessário.

Talita Lopes, médica no município de Brumado na Bahia e uma das primeiras usuárias do serviço, avaliou a nova oferta como muito positiva para seu trabalho na Atenção Básica. A profissional destacou que a sua dúvida foi prontamente atendida pelo serviço de teleconsultoria, e recomendou a utilização da ferramenta para seus colegas da Atenção Básica do estado da Bahia.

Para solicitar a Teleconsultoria Especializada, o profissional deve atuar na Atenção Básica, ser médico ou dentista e realizar o cadastro na Plataforma do Telessaúde pelo endereço: (http://plataformatelessaude.saude.ba.gov.br/), descrever a dúvida e selecionar o tipo de teleconsultoria desejada.

Os profissionais que desejarem obter mais informações podem acessar a página do serviço, disponível no endereço http://telessaude.ba.gov.br/teleconsultoria-especializada/. Na página também está publicado o Manual do Solicitante, onde o profissional poderá encontrar orientações para uso do serviço, a relação de todas as especialidades disponíveis e os critérios para atendimento nas especialidades.

O Serviço Teleconsulta

Desde que foi implantado no Estado da Bahia, em 2013, o Telessaúde Bahia vem qualificando o processo de trabalho de muitos profissionais no Estado. Somente com o serviço de teleconsultoria já cadastrou mais de 12 mil profissionais e mais de 3300 Unidades Básicas de Saúde, respondendo mais de 16 mil teleconsultorias de profissionais de Saúde. Com a nova oferta de teleconsultoria especializada estima-se que mais profissionais possam ser atendidos e qualificados no estado.

Notícias relacionadas