Notícias /

Ações da Ouvidoria SUS/BA no enfrentamento ao coronavírus

22/04/2020 15:12

A Ouvidoria SUS/BA enquanto instrumento de fomento à participação do cidadão e canal de disseminação de informação em saúde, tem direcionado suas atividades com foco na pandemia do novo coronavírus.

Os atendimentos realizados que envolvem a temática do Covid-19 se intensificaram no mês de março, a partir da confirmação dos primeiros casos no Brasil e na Bahia.

Entre os dias 01/03 a 16/04 a Ouvidoria contabilizou 2.151 atendimentos, dos quais 1.153 demandas cadastradas e 998 orientações em saúde, fornecidas através do serviço de teleatendimento. Desse total, 684 registros versaram sobre situações diretamente ligadas ao coronavírus, que representaram 32%.

As orientações prestadas pelo serviço de teleatendimento que funciona na Sesab tem recebido, nesse período, uma média de 50 ligações diárias. As demais demandas, após tratativa da equipe técnica do serviço foram encaminhadas para a devida análise e providência dos setores competentes. Dentre os Assuntos mais demandados, tivemos reclamações a respeito de rotinas e protocolos da Unidade e Vigilância em Saúde, com comunicações de casos suspeitos e/ou confirmados, e reclamações quanto á aglomeração de pessoas em repartições e espaços públicos.

A Ouvidoria SUS/BA pode ser acessada através do saude.ba.gov.br/ouvidoria; 0800 284 0011 opção 1(saúde); através dos canais da Ouvidoria Geral do Estado; WhatsApp da Ouvidoria Geral do Estado (71) 9 9911- 7631; Aplicativo SAC Digital; e no Disque Saúde – 136.

Fonte: Ouvidoria

Notícias relacionadas