Notícias /

Hospital Regional Costa do Cacau aplica criteriosamente estratégia para higienização e desinfecção da unidade

22/04/2020 17:27

O setor de Higienização do Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), em Ilhéus, tem como principal objetivo a prevenção de ocorrências de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS), adquiridas por meio de procedimentos ou durante a internação hospitalar.

Todos os anos, a Coordenação de Higienização da unidade traça um plano de ação visando o aperfeiçoamento de técnicas eficazes de limpeza e desinfecção. Treinamentos e atualizações são planejados e colocados em prática para capacitar os funcionários na realização de técnicas adequadas, com intuito de promover prevenção em saúde.

Com o surgimento da pandemia do novo coronavírus (COVID-19) no Brasil, diretorias e coordenações do HRCC reuniram esforços para elaborar um plano de contingência para todos os seus setores. Na Higienização, procedimentos aplicados sistematicamente foram intensificados, ampliados e reforçados.

Novas rotinas foram necessárias no hospital, para suprir as demandas que o atual cenário exige. O aprofundamento e atualização de conhecimento sobre suas atividades reforçaram a qualidade técnica e a aplicação de boas práticas dos colaboradores do setor Higienização.

Treinamentos, atividades de conscientização e capacitações foram aplicados para as equipes de todos os setores do hospital, com temas de higienização das mãos; utilização de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) – abrangendo paramentação e desparamentação (colocação e retirada de EPIs); limpeza concorrente, imediata e terminal; uso adequado dos produtos de limpeza; entre e outros.

Além da disponibilização de máscaras e EPIs adequados, de acordo com a função, para cada colaborador, foram adquiridos novos utensílios como pulverizadores manuais de aplicação com produtos de higienização e desinfecção, como forma de ampliar o alcance das superfícies.

Houve também o redimensionamento dos dispensadores de álcool em gel 70%, em pontos estratégicos, para abranger as necessidades de higienização das mãos para familiares, pacientes e profissionais.

Na unidade, também foi reforçada a fiscalização do uso adequado de EPIs, uma vez que esses são viabilizados para todos, no começo de cada plantão, respeitando as normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Todo o trabalho no HRCC segue as recomendações do Ministério da Saúde, Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) e Organização Mundial de Saúde (OMS).

De acordo com Fabiana Oliveira, coordenadora de Higienização do HRCC, o uso racional e responsável dos EPI’s, a intensificação das técnicas de higienização hospitalar, a conscientização da necessidade do uso das boas práticas em saúde são fundamentais nesse momento. “Trabalhamos em equipe, com comunicação efetiva, para colaborar com os demais setores hospitalares no combate a IRAS e em especial ao COVID-19”, destacou.

Para o médico Almir Gonçalves, diretor assistencial do HRCC, as diretorias e coordenações da unidade hospitalar estão unidas em concentrar esforços para garantir um ambiente seguro, limpo e de credibilidade, com ações efetivas. “Trabalhamos para valorizar e cuidar dos nossos funcionários, pacientes e visitantes, buscando preservar dignamente, a vida de todos”, concluiu.

Ascom do Costa do Cacau

Notícias relacionadas