Notícias /

Hospital Regional Costa do Cacau abre 20 leitos exclusivos para Covid-19 e já conta com túnel de desinfecção

05/05/2020 15:48

A nova ala organizada pelo Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), em Ilhéus, exclusiva para atendimento a pacientes contaminados pelo novo coronavírus (Covid-19), abre a partir desta quarta-feira (06), 20 leitos hospitalares, sendo 10 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e outros 10 de enfermaria para cuidar das pessoas acometidas pela doença.

A organização dessa estrutura no HRCC para atender esses enfermos, segue uma determinação do governo estadual, por meio da Secretaria de Saúde do Estado Bahia (Sesab), como parte da estratégia de combate a Covid-19 no sul da Bahia.

A unidade hospitalar abriu 20 leitos neste momento, mas sua estrutura está programada para a abertura de mais 20 leitos de UTI e 8 de enfermaria, no total, a previsão que é a unidade do HRCC para atendimento da Covid-19 tenha 48 leitos hospitalares. Esses pacientes chegarão à unidade por meio do Sistema de Regulação da Sesab.

O HRCC passar a ter dois hospitais no mesmo endereço, um para atendimento exclusivo dos pacientes acometidos pelo novo coronavírus. Inclusive, todo o fluxo de funcionários seguirá um rígido controle de acesso, com a disponibilização de banheiros específicos para higienização, colocação e retirada de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).

Outra ferramenta importante para o combate a propagação do coronavírus já está instalada, que é a câmara de desinfecção produzida por alunos do Senai Cimatec. Esse equipamento tem uma estrutura de alumínio, que forma um corredor de 2,5 m, com tubulação que pulveriza hipoclorito de sódio no profissional que teve contato com enfermo, diminuindo o risco de contaminação no momento da troca de roupa.

De acordo com médico Almir Gonçalves, diretor assistencial do HRCC, o funcionamento da ala exclusiva para atendimento aos pacientes da Covid-19, diminui exponencialmente o risco de contaminação cruzada no ambiente hospitalar. “Com essas estruturas separadas, ao mesmo tempo que disponibilizaremos um tratamento especial e direcionado para o acometido pelo novo coronavírus, nós estaremos também resguardando a vida dos pacientes de outras patologias em nosso ambiente para tratamento de outras doenças”, concluiu.

O encarregado administrativo do Serviço de Atendimento ao Cliente, (SAC) Wanderson Aragão destaca a importância dos investimentos realizados pelo Governo da Bahia e assegura que todas as medidas de prevenção estão sendo adotadas pela direção do hospital, como: realização de treinamentos, orientações, e entrega dos equipamentos de proteção individual – EPI’S.

“A direção do hospital está adotando todas as medidas preventivas de forma consciente e expressiva no combate ao Covid-19 e agora com o funcionamento do túnel de desinfecção é de grande valia para nossa proteção individual enquanto profissionais, como também para os pacientes, e quero lembrar também que com a desinfecção proporcionada pelo túnel, todos nós vamos nossa casa com mais segurança, protegendo assim, nossa família e a população em geral”, afirmou.

A enfermeira Diovania conceição de Oliveira Braga afirma que todos estão enfrentando um grande desafio com Covid-19 e felizmente vem surgindo inovações que ajudam a reforçar as medidas de prevenção como é o caso do túnel de desinfeção.

“O túnel reforça a higienização e proteção dos colaboradores que circulam pelo setor , saliento que não podemos descuidar das orientações do Ministério da Saúde para evitar a disseminação do novo Corona vírus . Desta maneira reforçaremos a segurança dos funcionários. Todas as medidas de prevenção foram tomadas pela instituição mediante a dispensação e e utilização dos EPIS adequados para os nossos colaboradores paralelo às orientações e treinamentos adequado quanto ao uso dos mesmos que foram ministrados pela enfermeira do Núcleo de Educação Permanente, Maria Amélia Lapa, com apoio das coordenações de Enfermagem dos setores”, garantiu.

Ascom HRCC

Notícias relacionadas