Notícias /

Iniciativa do Hospital Alayde Costa com visitas virtuais continua emocionando pacientes e familiares

08/05/2020 12:42

Profissionais do setor de psicologia e serviço social do Hospital Alayde Costa (HAC), unidade instalada no subúrbio ferroviário de Salvador, estão registrando a emoção vivenciada entre pacientes internados na UTI e familiares. Isto está acontecendo na unidade, com as visitas virtuais para pacientes lúcidos e em processo de recuperação.

A visita virtual foi adotada porque as visitas presenciais foram suspensas como medida de prevenção ao coronavírus. Juliana Trindade, psicóloga do HAC, detalha que a iniciativa ameniza a ansiedade tanto dos pacientes, quanto dos familiares. “O encontro ocorre por meio de uma chamada de vídeo por telefone com a supervisão de profissionais de saúde”, esclareceu.

Juliana Trindade revelou ainda que a iniciativa tem provocado momentos de muita emoção entre familiares e pacientes. “É muito emocionante para o paciente e o familiar, mas nós daqui do hospital também nos emocionamos, presenciar momentos de amor, carinho e esperança é indescritível”, garante a psicóloga.

José Luís Santos e Santos, irmão do paciente Marialdo Santos e Santos, internado desde o dia 27 de abril falou sobre a importância da visita virtual. “A iniciativa da visita virtual é muito válida. Como não estamos podendo fazer a visita presencial, a chamada de vídeo ajuda a diminuir muito a preocupação e ficamos mais aliviados em ver meu irmão falando e conversando. Claro que continuamos preocupados, mas alivia muito e ameniza a saudade”, afirmou.

A assistente social do Hospital Alyde Costa, Elinilce Alcântara, reforça que “este é um momento delicado em que devemos ter ainda mais atenção com nossos pacientes e desenvolver estratégias, é fundamental”.

Notícias relacionadas