Notícias /

Hospital Clériston Andrade instala nova UTI para pacientes com Coronavírus

11/05/2020 14:43

O Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA) tem realizado várias reestruturações e condutas visando garantir o atendimento eficaz para pacientes com Coronavírus. Já está pronta a nova Unidade de Terapia Intensiva (UTI), com 10 leitos, todos com ventilação mecânica, monitores e equipamentos tecnológicos que vão garantir aos pacientes que agravarem por conta do COVID 19 um tratamento de excelência.

A nova UTI começou a funcionar neste sábado, 9 de maio. Segundo Lúcio Couto, médico intensivista e coordenador das UTIs do HGCA, a nova unidade de tratamento para Coronavírus foi instalada no antigo Centro Obstétrico do HGCA. “Essa unidade estava desativada desde que o setor de obstetrícia foi transferido para o Hospital Estadual da Criança (HEC). O local foi reformado pelo Governo do Estado para receber os pacientes com Coronavírus”, afirmou Lúcio Couto.

Outra medida adotada pelo Governo do Estado foi a aceleração das obras do HGCA 2. “As obras estão bastante aceleradas e já em fase de acabamento. Caso seja necessário mais leitos de UTI por conta da pandemia, os 40 leitos de terapia intensiva do HGCA 2 serão também destinados para esta finalidade”, informou José Carlos de Carvalho Pitangueira, diretor-geral do HGCA.

O diretor disse ainda que o HGCA possui 18 leitos de terapia intensiva, 16 leitos de estabilização e mais 7 leitos de sala vermelha. Todos estes com capacidade para receber doentes críticos. Até o momento todos os pacientes que deram entrada na unidade com suspeita de COVID 19, média de 66 pessoas, não tiveram a doença confirmada, os exames deram negativos.

Dentro da Nova UTI foi elaborado um espaço acolhedor para as equipes que trabalharão no cuidado aos pacientes com diagnóstico ou suspeita de COVID-19. “Este espaço de paisagismo levou mais leveza a um ambiente onde nos dedicaremos para cuidar com todo nosso empenho de mais vidas. Quero aqui agradecer a doação feita pelas empresas Horto Paisagismo e Hortaki, que com muita habilidade preencheram o espaço de forma tão plena”, agradeceu Lúcio Couto.

Fonte: ASCOM/HGCA

Notícias relacionadas