Notícias /

Seminário de Psicanálise do HGRS acontece em formato virtual, às segundas-feiras

21/05/2020 17:45

Aberto ao público, o Hospital Geral Roberto Santos (HGRS) realiza, todas as segunda-feiras, o seminário de psicanálise, promovido pelo serviço de psicologia do ambulatório. A atividade, que acontece desde 2018, migrou, agora, para o formato virtal.

Neste momento, ‘Conferências Introdutórias à Psicanálise’, de 1916-17, é a leitura das aulas, veiculadas no Youtube, às 19h, e salvas para visualizações posteriores. Há, também, vídeos salvos no Facebook, onde inicialmente eram realizadas as lives.

“Íamos começar a ler o ‘Artigo Metapsicológico sobre a Transferência’, presencialmente – texto fora das Obras Completas de Freud, e considerado inédito, já que sua primeira publicação só se deu nos anos 1980, mas, diante da quarentena, decidimos iniciar uma leitura mais canônica e basilar”, conta Lucas Jerzy Portela – psicólogo responsável pelo seminário.

Segundo ele, a decisão levou em conta o período político e cultural de quando Freud dá uma sequência de mais de 30 aulas, tornando públicas pela primeira vez através da universidade, pois tinha acabado de ser aceito como professor na Faculdade de Medicina de Viena: “suas teorias desenvolvidas nos últimos 20 anos – era o final da Primeira Guerra Mundial – e o auge do primeiro ciclo da pandemia de gripe espanhola, ambos os feitos levando ao estilhaçamento do Império Austro-Húngaro e ao surgimento do endividamento e hiperinflação no mundo germânico, que levaria à ascensão do fascismo uma década depois”.

As Conferências, conforme conta Lucas, além de bastante elementares, são também um momento de dobra na letra freudiana: “Freud as profere ao mesmo tempo em que publica seus Artigos Metapsicológicos, ainda sob efeito de sua viagem de divulgação da psicanálise nos Estados Unidos. Nelas, Freud recapitula e encerra o que é conhecido como ‘Primeira Tópica’ e prepara a abertura da sua ‘Segunda Tópica'”.

Para acessar o PDF do livro discutido no Seminário de Psicanálise do HGRS, clique aqui.

 Ascom HGRS

Notícias relacionadas