Notícias /

Hospital Manoel Victorino mantém rotina de controle à infecção

26/05/2020 15:00

Durante o mês de maio, todos os serviços de saúde do país comemoram datas alusivas ao Controle de Infecções Hospitalares. Assim como ocorreu com o Dia Mundial de Higiene das Mãos, em 5 de maio, aconteceu no dia 15, onde é celebrado o Dia Nacional do Controle das Infecções Hospitalares. No Hospital Manoel Victorino, os profissionais contaram com uma série de ações, todos devidamente com EPI’s, foram orientados sobre a correta higienização das mãos.

A higienização das mãos é um fator importante para o controle de infecções hospitalares. O enfermeiro Alex Coelho, da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), lembra que “a lavagem com água e sabão e o uso do álcool gel são considerados os procedimentos efetivos para evitar a transmissão de infecções durante o atendimento aos pacientes, contribuindo também para a segurança de outros usuários dos serviços de saúde e dos profissionais que atuam na assistência”.

Entenda

As infecções hospitalares são eventos indesejados relacionados com a permanência de pacientes nos hospitais. A ocorrência de infecções é influenciada por vários fatores que favorecem agentes infecciosos, como bactérias e vírus, a causarem uma nova doença no paciente internado.

Dentre as ações de prevenção, a higienização das mãos é considerada a forma mais eficaz e econômica contra as infecções hospitalares. Segundo a OMS, se a medida fosse adotada corretamente, os casos de infecção diminuiriam em 70%.

Ascom HMV

Notícias relacionadas