Notícias /

Seminário Virtual lembra Dia Nacional da Luta pela Redução da Mortalidade Materna

27/05/2020 10:01

Amanhã, 28 de maio, acontece o Dia Nacional da Luta pela Redução da Mortalidade Materna. Para lembrar sobre a importância da data, o Comitê Estadual de Estudos da Mortalidade Materna na Bahia, se une à Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), através da Área Técnica da Saúde da Mulher, promove hoje (27/05), das 9 às 12h, o Seminário Virtual: “Cuidados com a gestante e puérpera para a Redução da Mortalidade Materna”.

Para assistir, basta acessar: http://telessaude.ba.gov.br

Na Bahia, a taxa de mortalidade materna vem caindo. De acordo com as informações da área técnica da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Divep), em 2018, 114 mulheres vieram a óbito. Em 2019, esse número caiu para 9 7e, em 2020, até o momento, temos 32 óbitos.

O encontro, voltado para gestores e profissionais de saúde dos municípios, que atuam na atenção básica, nas maternidades e no pré-natal, de acordo com a diretora de Gestão do Cuidado (DGC), Liliane Mascarenhas, é um esforço multiprofissional e interinstitucional de promover um debate profícuo sobre o tema por meio da rede de Telessaúde, ainda mais pertinente em meio a Pandemia da COVID-19, que vem ocorrendo na Bahia.

Programação

O seminário virtual será aberto pela presidente do Comitê Estadual de Estudos da Mortalidade Materna na Bahia, Márcia Silveira, e contará com as palestras de Irani Dorzeé, sanitarista da Divep, que apresentará um caso de mortalidade materna de 2020; Naiara Neves, socióloga da Universidade Federal da Bahia, que falará sobre as perspectivas das mulheres sobre a assistência durante o ciclo gravídico em tempos de pandemia; Marli Araújo e Carla Sampaio, respectivamente enfermeira obstetra em São Basílio, e coordenadora de Unidade de Saúde da Família (USF) de São Basílio, que falam sobre o cuidados do pré-natal de risco habitual em tempos de Covid-19.

Finalizando a programação, Míriam Assis, coordenadora de enfermagem da Maternidade José Maria de Magalhães Netto, fala sobre cuidados à gestante e puérpera de alto risco em tempos de Covid-19.

Notícias relacionadas