Notícias /

Residentes do Permusf desenvolvem atividades em combate ao Covid-19

09/06/2020 16:09

Residentes do Programa Estadual de Residência Multiprofissional Regionalizado em Saúde da Família (Permusf), da Escola de Saúde Pública da Bahia (ESPBA), têm atuado junto a médicos e outros profissionais de saúde no enfrentamento e combate à pandemia do novo coronavírus. As ações são desenvolvidas em áreas de grande vulnerabilidade, priorizando a integralidade do cuidado com base territorial e foco no fortalecimento da rede de Atenção Primária, em municípios do Estado da Bahia.

Entre as estratégias para atender às necessidades de saúde frente ao novo cenário, os residentes participam da elaboração dos planos de contingência para o fluxo de cuidados aos usuários, bem como integram Comitês Locais de Crise – Covid19. Além de atendimentos nas unidades de saúde, os cuidados são realizados de forma remota e em ações educativas em espaços públicos, como feiras, bancos, lotéricas, bares, restaurantes e barreiras sanitárias.

Soluções criativas também passaram a integrar as atividades profissionais, conteúdos digitais são produzidos e alertam sobre imunidade, alimentação, cuidados pessoais e higienização de objeto e aplicativos de mensagens são utilizados para acolhimento psicossocial. Os residentes têm atuado ainda no combate à disseminação de informações falsas e no monitoramento dos casos suspeitos e confirmados de Covid-19, junto às vigilâncias epidemiológicas dos municípios.

O programa conta atualmente com 34 residentes de sete categorias profissionais (enfermagem, odontologia, nutrição, fisioterapia, psicologia, serviço social e educação física), atuando em cinco municípios (Bom Jesus da Lapa, Dom Basílio, Guanambi, Mairi e Una) e no Núcleo Regional de Saúde Centro Norte (responsável sanitário por 38 municípios da região de Jacobina e Irecê).

 Fonte: ESPBA

 

Notícias relacionadas