Notícias /

Em meio a pandemia, obras de oito policlínicas de saúde seguem aceleradas

10/06/2020 10:57

O secretário da Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, inspecionou na manhã desta quarta-feira (10), as obras da policlínica de saúde de Narandiba, em Salvador, e conferiu de perto as intervenções, que já estão 60% concluídas. Mesmo diante de uma epidemia de coronavírus (Covid-19), as obras essenciais da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) que ampliam e descentralizam a assistência à saúde da população seguem em ritmo acelerado. Um exemplo é a construção de mais oito policlínicas regionais de saúde, com entregas previstas ainda este ano, tendo um investimento superior a R$ 170 milhões entre obras e equipamentos.

De acordo com o secretário, “as policlínicas regionais cumprem o papel simultâneo de reduzir o vazio assistencial de média complexidade, ampliar o diagnóstico das doenças crônicas e degenerativas, tornando-os mais precoces, além de melhorar a resolutividade da saúde pública”, afirma o secretário, ao pontuar ainda a geração de emprego e renda. “São mais de 100 empregos com carteira assinada em cada uma das policlínicas entregues pelo governador Rui Costa. Estamos consolidando um modelo vitorioso, que atualmente é referência de sucesso para todo o Brasil”, ressalta.

As novas estruturas serão referência para cerca de 2 milhões de baianos e isso sem contar as duas policlínicas de Salvador, que estão sendo erguidas nos bairros de Narandiba e Escada. No interior, as policlínicas em Brumado, Serrinha, Ribeira do Pombal, Itaberaba, São Francisco do Conde e Eunápolis contemplam 82 municípios.

A conclusão das obras significará que, a partir da inauguração, a população não precisará mais se deslocar para outras localidades a fim de realizar exames como tomografia e ressonância. Além disso, a população contará com diversas especialidades médicas, a exemplo de cardiologia, neurologia, mastologia, dentre outras.

Dezesseis Policlínicas Regionais de Saúde já foram entregues na Bahia. As unidades oferecem atendimentos a cidadãos das regiões de Guanambi, Jequié, Irecê, Alagoinhas, Feira de Santana, Valença, Santo Antônio de Jesus, Teixeira de Freitas, Paulo Afonso, Juazeiro, Vitória da Conquista, Itabuna, Jacobina, Senhor do Bonfim, Simões Filho e Barreiras.

 

 

 

Notícias relacionadas