Notícias /

Unidade atende profissionais do SUS com suspeita da Covid-19

11/06/2020 10:47

Todos os profissionais da saúde da Rede Pública, seja estadual ou de qualquer um dos municípios baianos, contam, desde esta terça-feira (9), com uma unidade exclusiva para atendê-los, em caso de suspeita de estarem contaminados com a Covid-19. Um hospital de campanha foi montado no antigo prédio da Faculdade Ruy Barbosa, na rua Francisco Rosa, no Rio Vermelho para atender essas pessoas. Com 42 profissionais atuando, entre médicos, maqueiros, técnicos em enfermagem e psicólogos, o acesso é aberto a qualquer trabalhador da rede pública de saúde.

Segundo o superintendente da Fundação Fabamed, José Saturnino Rodrigues, que administra a unidade, o ambulatório montado ali é uma extensão do Hospital Santa Clara. São dez leitos, oito de observação e dois de estabilização, com respiradores. “O atendimento é por demanda aberta, não tem regulação, é um ambulatório de portas abertas. Se o profissional de saúde apresentar os sintomas da Covid-19 ele pode vir para cá, onde é feita a triagem, será avaliada a gravidade do paciente, o teste será enviado para o Lacen e depois de três dias ele recebe o resultado”.

Saturnino informa que, caso o estado do profissional venha a se agravar enquanto ele está sendo atendido e fazendo os exames, ele será transferido automaticamente para o Hospital Santa Clara, que também já tem leitos disponíveis para os profissionais da saúde. “Nesta terça-feira (9) foram atendidos 26 pacientes e, nesta quarta-feira (10), até às 10h, já recebemos 13 pacientes. Isso indica uma adesão muito grande ao serviço. Este é um reconhecimento do governador Rui Costa e do secretário da Saúde, Fábio Vilas Boas, a este trabalhador da linha de frente contra o coronavírus”.

O técnico de enfermagem Dermivaldo Freitas foi um dos profissionais atendidos no local, na manhã desta quarta-feira. “Eu senti os sintomas similares ao coronavírus, e ontem fiquei sabendo que este prédio estava atendendo exclusivamente a profissionais de saúde. Isso é muito importante para nós. Saí tranquilo depois de fazer todos os exames”.

 

 

Notícias relacionadas