Notícias /

Hospital Clériston Andrade monta Centro de Testagem de Covid-19 para trabalhadores da unidade

02/07/2020 15:32

Os trabalhadores do Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA) que estão na linha de frente do combate à Covid-19 ou não, contam agora com o Centro de Testagem que está funcionando no ambulatório, nas salas 20 e 21. A marcação é feita por meio de agendamento prévio por parte das coordenações de cada setor. O objetivo é testar todos os profissionais, desde aqueles que prestam serviços administrativos até os que estão na linha de frente no combate ao vírus.

O Centro de Testagem começou a funcionar dia 18 de junho e já realizou mais de 700 testes rápidos. O funcionário vai para o Centro já sabendo data e horário do exame, os testes rápidos serão realizados a cada 21 dias. Ele funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17 horas. A unidade conta com 8 funcionários e tem capacidade para realizar uma média de 120 coletas por dia. O teste rápido identifica anticorpos e deverá ser feito por todos os trabalhadores, independente de sintomas da doença ou não. Para os que estão sintomáticos, o agendamento para fazer o teste do tipo RT-PCR, que é o padrão ouro para identificar o genoma viral, deve ser feito pelo Serviço Integrado de Atenção à Saúde do Trabalhador (SIAST).

A orientação da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) é que todos os trabalhadores façam o exame, desde aqueles com síndrome gripal suspeitos de Covid-19 ou que tenham tido contato com casos confirmados de coronavírus, até os que são assintomáticos. Itayany Souza, Coordenadora do Centro de Testagem de Covid 19 para Trabalhadores do HGCA, disse que a iniciativa é do Governo do Estado. “Trata-se de um momento em que precisamos estar juntos no combate à pandemia, e os servidores precisam estar seguros para atuarem”, concluiu.

Fonte: ASCOM/HGCA

Notícias relacionadas