Hospital Regional da Chapada mantém treinamentos e orientações visando segurança

03/07/2020 14:48

Profissionais do Hospital Regional da Chapada têm mantido um ritmo intenso de treinamentos, com o objetivo de atualizar os conhecimentos da equipe multiprofissional de saúde, principalmente para atender pacientes da área Covid-19.

A programação dos temas tratados são relacionados à segurança dos funcionários e dos pacientes que estão sendo assistidos no HRC.

O treinamento é presencial e obedece todas as normas de segurança determinadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pelo Ministério de Saúde, com turmas pequenas e em vários horários, de forma que contempla todos os colaboradores.

Leuza Tavares, gerente de enfermagem da unidade, destaca a importância das capacitações. ” A realização dos treinamentos é importante como medida preventiva e de orientação sobre o uso dos equipamentos de proteção individual (EPIs), mas também como forma de minimizar a ansiedade daqueles que estão na linha de frente do cuidado ao paciente com Covid-19″.

A enfermeira explicou que as devidas recomendações de uso de EPIs no combate ao novo coronavírus foram repassadas aos funcionários. “Abordamos precauções padrões, treinamos a lavagem simples das mãos com água e sabão, limpeza das mãos com álcool em gel 70 por cento, colocação e retirada de EPIs, entre outros. Tudo conforme orientações técnicas da Sesab, Ministério da Saúde e OMS”, disse.

Importante destacar que no HRC a proteção dos profissionais de saúde durante a assistência tem sido prioritária e neste sentido, estão sendo disponibilizados equipamentos de proteção individual adequados, bem como o protocolo do uso correto dos mesmos, medidas que são essenciais na prevenção desses profissionais e que minimizam a ansiedade durante o atendimento.

E os treinamentos terão continuidade para os funcionários de todos os setores abordando temas com relação à higienização e uso adequado dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para diminuir o risco de contágio pela Covid-19.

Ascom do Hospital da Chapada