Notícias /

Ouvidoria SUS/BA já realizou 1.749 atendimentos relacionados ao coronavírus

03/07/2020 16:27

A Ouvidoria SUS/BA, enquanto instrumento de fomento à participação do cidadão e canal de disseminação de informação em saúde, tem direcionado suas atividades com foco na pandemia do novo coronavírus.

Conforme as informações extraídas do Banco de dados do Sistema Informatizado Ouvidor SUS, o total de atendimentos realizados de janeiro a 15 de junho de 2020 apresentou acréscimo de 80%, em relação ao mesmo período do ano anterior. No total, a Ouvidoria SUS/Bahia realizou 9.180 atendimentos em 2020 no período.

Comparando o período analisado dos anos de 2019 e 2020, destaca-se que o percentual de aumento de 42% referiu-se a demandas relacionadas à pandemia de coronavírus, que teve atendimentos registrados na Ouvidoria SUS/Bahia a partir do mês de março. Em números absolutos, esse quantitativo representa entre demandas cadastradas e orientações disseminadas o total de 1.749 atendimentos.

Orientações em Saúde sobre a pandemia

Verificou-se que, em números absolutos, que os atendimentos sobre a pandemia representaram 1.041 orientações, num universo de 5.259 atendimentos. Esse número portanto, representa 20% do total para o período, conforme podemos observar no gráfico abaixo, que discrimina esses atendimentos de acordo com o tema.

Em março, o Call Center registrou número expressivo de cidadãos que procuram o serviço, relatando possuir sintomas da doença. Essa situação foi progressivamente equacionada ao longo dos meses seguintes, com a implantação do Telecoronavírus-155, no final de março, serviço composto por médicos e estudantes de medicina, que atendem remotamente a população baiana que refere possuir sintomas da doença.

Para ter acesso ao boletim completo, com mais informações, clique aqui.

Notícias relacionadas