Notícias /

Novos cursos com temáticas na prevenção, controle e enfrentamento da COVID-19

17/07/2020 15:34

Considerando que a atual pandemia da COVID-19 tem se constituído em um grave e complexo problema de Saúde Pública, desafiando as autoridades sanitárias do mundo por sua dinâmica diferente e pelas lacunas de conhecimento, o que exige muito esforço conjunto, a Superintendência de Recursos Humanos da Secretaria da Saúde, através da Escola de Saúde Pública da Bahia (ESPBA/SUPERH/SESAB), divulga novos cursos relacionados ao enfrentamento do COVID-19. São eles: Curso de Atualização em Segurança no Cuidado ao Paciente, para profissionais de saúde que atuam na Rede SESAB (EAD); Curso de Boas Práticas de Limpeza e Desinfecção nas Unidades Básicas de Saúde frente à Pandemia do COVID-19; Doenças ocasionadas por vírus respiratórios emergentes, incluindo o COVID-19 e Prevenção e controle de infecções (PCI) causadas pelo novo coronavírus (COVID-19).

– Curso de Atualização em Segurança no Cuidado ao Paciente para profissionais de saúde que atuam na Rede SESAB (EAD) – este curso será uma atualização na modalidade a distância tanto pra nível superior quanto pra nível médio, tem como objetivo qualificar os profissionais de saúde que atuam na Rede hospitalar da Secretária de Saúde do Estado da Bahia – SESAB, gestão direta e/ou indireta, para a implantação de ações, estratégias e protocolos voltados para o uso de práticas seguras que contribuam para a prestação de uma assistência qualificada e mais segura aos usuários de saúde do SUS/BA. As inscrições irão até o dia 20/07/2020, através da solicitação do Gestor do seu Hospital / Instituição de Saúde. Mais informações: (71) 3116-0242 / cspespba@gmail.com.

– Curso de Boas Práticas de Limpeza e Desinfecção nas Unidades Básicas de Saúde frente à Pandemia do COVID-19 – o curso busca qualificar os trabalhadores que atuam nas Unidades Básicas de Saúde quanto às boas práticas de Limpeza e Desinfecção, visando à adoção e multiplicação de práticas profissionais na perspectiva do controle de infecção Cruzada e da Limpeza e Desinfecção de Superfícies inanimadas frente à pandemia do COVID-19. A inscrição é feita através do link: https://bit.ly/cursoHIGIENEcovid e aulas estão disponíveis no link: https://bit.ly/videosHIGIENEcovid.

– Doenças ocasionadas por vírus respiratórios emergentes, incluindo o COVID-19 e Prevenção e controle de infecções (PCI) causadas pelo novo coronavírus (COVID-19) – esses dois cursos de auto-aprendizagem desenvolvidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS) fazem parte da parceria entre as Escolas de Saúde Pública que participam da REDESCOLA, a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS). Têm como objetivo potencializar a prevenção, controle e enfrentamento de infecções causadas por vírus respiratórios, incluindo o coronavírus. A cerimônia de lançamento foi transmitida pelas redes sociais do CONASS: youtube.com/conassoficial e facebook.com/conassoficial. Os links para se inscrever e realizar os cursos são: http://bit.ly/OPAScurso e https://bit.ly/opascurso2.

Todos os cursos terão certificação pela ESPBA.

Fonte: EESP

Notícias relacionadas