Notícias /

Banda de música de profissionais da saúde vai se apresentar em intervalo de plantão do Hospital Espanhol

22/07/2020 11:06

A banda de música formada por profissionais de saúde que atuam na linha de frente de assistência a pacientes com COVID-19 toca para relaxar colegas, em intervalo do plantão. A apresentação acontece hoje, dia 22, de 12h30 às 13h30 e amanhã, dia 23, de 17 às 18 horas,

Depois do sucesso do projeto “Música na Varanda” para os pacientes do Hospital Espanhol, em tratamento da Covid-19, chegou a vez dos seus colaboradores serem contemplados com os benefícios que a música pode trazer. Numa linha de atuação intensa e tensa, estes profissionais têm sido, mundialmente, considerados como verdadeiros heróis da saúde. Mas eles também têm os seus limites no nível de estresse. Muitos deles, na ativa há quatro meses. Muitos, em isolamento familiar, por amor e precaução. Muitos, precisando também de cuidados. E muitos, dispostos a se doar ao colega, de forma solidária e empática.

Foi com esta intenção e boa vontade que seis funcionários do Hospital Espanhol montaram uma banda musical para fazer um som relaxante para os seus colegas, nos intervalos, durante os plantões. A banda vai estrear hoje, dia 22 – quando o Hospital completa quatro meses que voltou a funcionar, como um Centro de Tratamento Covid-19, depois de cinco anos e meio fechado. E hoje, é referência no Estado da Bahia, nesta pandemia.

A banda, que ainda não foi batizada, vai tocar na balaustrada interna do Hospital Espanhol com vista para a Baía de Todos os Santos e Farol da Barra. No repertório, MPB. Nas mãos dos músicos que também atuam como heróis da saúde: um violão, uma guitarra, um carron e dois microfones. Na plateia, outros heróis da saúde que deixaram suas capas de EPI penduradas por alguns minutos, para respirar o ar puro, apreciar o mar, sentir a brisa sob mangueiras, dançar um pouco e prestigiar os colegas, gratos e cheios de expectativas por uma vivência como esta, num Hospital de Campanha.

Funcionando desde o dia 22/04/20, o Hospital já curou 639 pacientes, nestes quatro meses de trabalho, e a equipe guerreira celebra estas vitórias, sem deixar de sentir e respeitar a dor de milhões de famílias que já perderam seus entes queridos para a Covid-19.

“A ideia é que ao retornarem para os seus postos de combate ao Coronavírus, os profissionais estejam com os seus corpos mais relaxados, os seus corações recarregados e a energia renovada. Estejam com a sensação de acolhimento, por estarem sendo cuidados. Porque precisamos cuidar de quem cuida e esta é a filosofia de trabalho praticada pelo INTS – Instituto Nacional de Saúde, nas unidades sob a sua gestão, como o Hospital Espanhol” – comenta a médica Thayse Barreto, diretora Geral da unidade.

——

Os veículos interessados em fazer cobertura terão acesso a esta área externa do Hospital Espanhol, onde será realizada a ação.

É ao ar livre e distante do prédio onde ficam os pacientes internados.

Ascom do Hospital Espanhol

Notícias relacionadas