Notícias /

Telessaúde divulga pesquisa que reúne experiências da Atenção Primária à Saúde pelo mundo durante pandemia da Covid-19

29/07/2020 11:16

O Núcleo de Telessaúde da Bahia tornou público o documento “Organização da Atenção Primária à Saúde (APS) pelo mundo durante a pandemia da Covid-19”, que sintetiza as experiências nessa área. A pesquisa foi produzida em parceria com os Programas de pós-graduação em Saúde Coletiva das Universidades Estadual e Federal da Bahia (Campus Anísio Teixeira e Instituto de Saúde coletiva – ISC/Salvador) e a Superintendência Estadual do Ministério da Saúde na Bahia.

A Atenção Primária à Saúde tem sido discutida mundialmente como uma das principais estratégias no controle da pandemia da Covid-19. Entretanto, apesar do conceito carregar princípios e diretrizes internacionalmente compartilhados, a compreensão e os modos de organização desse nível de atenção têm ganhado perspectivas distintas nos diferentes países.

Dada a atual emergência de saúde pública, o documento buscou sintetizar experiências de estruturação da APS no mundo, como modo de fornecer subsídios ao enfrentamento da pandemia, e também apoiar a tomada de decisão por gestores e equipes de saúde. A seleção dos países e suas experiências busca refletir uma diversidade das respostas adotadas no âmbito da APS.

Para ter acesso ao documento, clique aqui, ou acesse uma versão no formato de projeto cartográfico dinâmico, disponível em http://telessaude.ba.gov.br/rvm/apspelomundo.

Fonte: Telessaúde

Notícias relacionadas