Notícias /

HEOM abre serviço para atendimento de pacientes que tiveram a COVID-19

03/08/2020 14:36

O Hospital Especializado Octávio Mangabeira (HEOM) disponibiliza à comunidade, a partir do mês de agosto, o Centro Pós-Covid-19 (CPC), um serviço ambulatorial voltado às pessoas que tiveram o diagnóstico confirmado ou suspeito da Covid-19 e já passaram pela fase aguda dos sintomas.

O processo de recuperação da Covid-19 é variável, depende da forma e da gravidade da apresentação inicial da doença. Pacientes que vivenciaram a forma mais grave, especialmente os que necessitaram de internação em unidade de terapia intensiva, comumente apresentam repercussões prolongadas no organismo. Assim, um suporte especializado é necessário para acelerar a recuperação desses pacientes e possibilitar o retorno pleno das funcionalidades motoras, respiratórias e psíquicas. O objetivo do CPC é identificar o impacto tardio da Covid-19 nas pessoas afetadas e prestar assistência eficaz, de forma integral, através da atuação de uma equipe multiprofissional, composta por médicos, fisioterapeutas, psicólogos, enfermeiros, nutricionistas e assistentes sociais.

“A nossa prioridade é que o paciente se sinta acolhido desde a sua chegada no serviço e que tenha as suas necessidades individuais atendidas pela nossa equipe de especialistas”, relata o pneumologista e diretor geral do HEOM, Marcelo Chalhoub.

Além do atendimento assistencial presencial, o CPC realizará também um serviço de matriciamento, possibilitando o compartilhamento das práticas adotadas e da disseminação do conhecimento adquirido pela equipe com os profissionais de saúde das unidades do interior do Estado.

Notícias relacionadas