Notícias /

Conversar durante exercício físico reduz a proteção da máscara

19/08/2020 15:30

Agora que as academias de ginástica reabriram – estavam fechadas desde o início da pandemia em março – um cuidado muito importante: além do uso da máscara,não conversar durante o treino.

A orientação ė da fisioterapeuta do Centro de Diabetes e Endocrinologia da Bahia (Cedeba), Lorena Arruda ,diante da necessidade de maior proteção contra a Covid-19. E esse alerta é importante porque há pessoas que conversam enquanto se exercitam na esteira,na bicicleta e nos aparelhos de musculação.

Foco na respiração

A realização de exercícios físicos, seja na academia ou numa caminhada em espaço aberto, independente de pandemia, deve ser focada na respiração o tempo todo,segundo Lorena Arruda ,para evitar que a pessoa se machuque. Quem malha e conversa, se distrai e pode fazer algo errado e se lesionar.

Já quem se exercita pensando no corpo,nos movimentos que estão sendo feitos,a respiração será coadjuvante,melhorando a performance e evitando lesões.

Durante o exercício- explicou a fisioterapeuta – o ritmo respiratório aumenta,deixando o corpo mais úmido . Ė necessário , portanto, o uso de máscara em tempo de pandemia.

O tempo de proteção da máscara pode ser reduzido com o aumento da umidade. Logo, fazer exercício sem conversar ė mais saudável e mais seguro.

Ascom do Cedeba

Notícias relacionadas