Notícias /

Ação de impacto marca início do Setembro Amarelo no Hospital Clériston Andrade

02/09/2020 15:35

Teve início nesta quarta-feira, 2 de setembro, a campanha de prevenção ao suicídio do Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), em Feira de Santana. Uma ação de impacto no corredor principal da unidade levou música, palestra, distribuição de sementes de girassol e sensibilização aos trabalhadores da unidade, sobre o Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio.

Durante todo mês, serão realizados atendimentos psicológicos individuais aos servidores e rodas de conversa nos setores do HGCA com o tema “Caminhos para o enfrentamento ao sofrimento psíquico”, com a psicóloga organizacional Nizaneia Matos. De acordo com a psicóloga as ações têm como objetivo promover um espaço de discussão para reflexão sobre a vida. “Mais do que pensar sobre a questão do suicídio, esta ação está para além disso, nossa campanha vai falar sobre vida, no sentido, significado e enfrentamento psíquico das condições diversas que são naturais da própria vida. Uma vez que falamos sobre este tema automaticamente estamos prevenindo ocorrências de tentativas de suicídio que é nosso maior propósito nesta ação”, afirmou Nizaneia.

A coordenadora do Grupo de Trabalho Humanizado (GTH) do HGCA, Milena Moreira, informa que por conta da pandemia da Covid-19, esse ano não acontecerão palestras nem ações coletivas, mas abordagens individuais com escuta e diálogo junto aos servidores. “O símbolo que usamos esse ano para as ações do ‘Setembro Amarelo’ foi o girassol. A ideia é que assim como o girassol estejamos sempre voltados para a luz. Que a gente possa identificar o colega que precisa de um apoio, de uma ajuda, para que possamos direcioná-lo ao serviço de psicologia que temos no hospital ou encaminhá-lo para outros serviços, caso ele precise”, explicou Milena.

A campanha está sendo realizada pelo GTH, em parceria com o Núcleo de Gestão do Trabalhador em Saúde (Nugtes) e do Serviço Integrado de Atenção à Saúde do Trabalhador (Siast). O encerramento da campanha está marcado para dia 14 de setembro, às 14 horas, no auditório do HGCA, com uma palestra com o tema “Diálogos sobre os sentidos da Vida”.

Fonte: ASCOM/HGCA

Notícias relacionadas