Notícias /

NEPS promove I Fórum Internacional de prevenção do Suicídio

08/09/2020 17:41

Em alusão ao Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, 10 de setembro, o Núcleo de Estudos e Prevenção do Suicídio (NEPS) promove o IV Fórum Baiano, II Brasileiro e I Internacional de Prevenção do Suicídio, com a participação de especialistas de diversas nacionalidades. O evento é totalmente online, gratuito e está aberto à participação de interessados. A programação acontecerá no dia 10, das 8h30 às 18 h, e no dia 11, das 8h30 às 12h.

Num primeiro momento, o evento pretende fornecer uma visão geral acerca das políticas públicas de prevenção do suicídio no âmbito mundial, preconizadas pela OMS, e pan-americano, pela OPAS, além de abordar o tema sob os contextos brasileiro e baiano.

Também serão discutidas as políticas públicas a serem criadas pelo Ministério da Saúde e Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (SESAB) e a importância das Práticas Integrativas Complementares na assistência a pessoas em risco de suicídio.

Um dos objetivos do evento será desmitificar e debater o fenômeno do suicídio nas populações mais vulneráveis, a exemplo da população negra e da LGBTQIA+, finalizando com a bioética e os direitos humanos do tentante de suicídio, mesa que contará com a participação, por meio de vídeo conferência, do psiquiatra holandês Remco de Winter, que abordará as mudanças mais recentes incorporadas aos direitos humanos no contexto da saúde mental em seu país. Participam ainda convidados do Uruguai, de Cuba, do México e do Chile.

Para assistir à programação, é necessário acessar o portal do Telessaúde Bahia durante o período de realização do evento ou até 30 minutos antes. Os participantes que necessitarem de certificado de participação devem acessar o portal do Telessaúde Bahia entre os dias 10 e 14 de setembro para preenchimento do formulário de solicitação. O certificado ficará disponível para download de 17 de setembro a 17 de outubro.

Para ter acesso à programação completa, clique aqui.

NEPS

Parte do Centro de Informações Antiveneno da Bahia (Ciatox), o NEPS é referência nacional no acompanhamento psicológico a pacientes que tentaram o suicídio e deram entrada na emergência do Hospital Geral Roberto Santos, em Salvador. Mesmo após a alta, o paciente permanece recebendo atendimento ambulatorial.

A equipe do núcleo é formada por enfermeira, psicólogas, terapeutas ocupacionais, psiquiatras e estagiários de Psicologia, que atendem pacientes de todas as idades. As atividades do NEPS começaram há 29 anos e atualmente é um centro de referência sobre o assunto.

“Somos referência na Bahia e também estamos exportando o modelo para outros centros no Brasil, pois somos pioneiros no país”, reforça Soraya Carvalho, coordenadora do NEPS.

Notícias relacionadas