Notícias /

Governo entrega unidade para reforço da Atenção Básica em Salvador

09/09/2020 12:37

A assistência à saúde na capital baiana ganhou um reforço com a inauguração de uma nova Unidade Básica de Saúde (UBS). Instalada no bairro de Pirajá, a unidade foi entregue nesta quarta-feira (09), pelo governador Rui Costa, acompanhado do secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas. Para construir e equipar a unidade foram investidos pelo governo do estado cerca de R$3,4 milhões, financiados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento. Esse valor também contemplou a entrega de uma Academia de Saúde no espaço.

Rui lembrou que os equipamentos construídos pelo Estado serão cedidos para a administração da Prefeitura Municipal de Salvador. “Hoje estamos fazendo a entrega da UBS e de uma academia de saúde, equipamento que visa estimular a população a fazer exercícios físicos. Esta já é a sexta Unidade Básica que o Governo do Estado entrega somente em Salvador, onde também já inauguramos unidades do CAPS e outras academias de saúde. Além disso, em breve, estarão prontas duas policlínicas, uma localizada em Narandiba, e outra em Escada, no Subúrbio. As duas estão com obras avançadas”, revelou o governador.

Presente no evento, o prefeito ACM Neto falou sobre a expectativa de atendimentos na UBS entregue nesta quarta. “A estimativa é que, por dia, quase 500 pessoas sejam assistidas nesta unidade de saúde em Pirajá. Quero destacar, mais uma vez, a importância desta parceria firmada entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Salvador. Já são seis unidades básicas entregues pelo governo somente este ano”, enfatizou.

Na UBS, os pacientes receberão atendimentos básicos em pediatria, ginecologia, clínica geral, enfermagem e odontologia. Os principais serviços oferecidos são consultas médicas, inalações, injeções, curativos, vacinas, coleta de exames laboratoriais, tratamento odontológico, encaminhamentos para especialidades e fornecimento de medicação básica.

De acordo com o secretário, “as UBSs são a porta de entrada do SUS. É na Unidade Básica de Saúde que os cidadãos têm as consultas regulares, recebem acompanhamento, medicamentos e vacinas. O governador Rui Costa tem investido no fortalecimento da Atenção Básica, sobretudo na Região Metropolitana, lembrando que o objetivo desses postos é atender até 80% dos problemas de saúde da população, sem que haja a necessidade de encaminhamento para outros serviços, como emergências e hospitais”, ressalta Vilas-Boas.

Em Salvador, o Governo do Estado já entregou, além desta unidade em Pirajá, UBSs em Itapuã, Imbuí, San Martin, IAPI e Cajazeiras. Na capital, foi entregue também um Centro de Atenção Psicossocial, no Bairro de Armação. Dentro dos próximos seis meses deve ser inaugurada ainda duas policlínicas, uma no Bairro de Escada e outra em Narandiba.

Notícias relacionadas