Notícias /

Atividades do Curso de Aperfeiçoamento em Saúde Mental são retomadas

11/09/2020 14:27

A Diretoria de Gestão do Cuidado (DGC), por meio da Área Técnica de Saúde Mental (ATSM), vem envidando esforços para implementação e fortalecimento da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), sendo uma de suas ações o investimento no processo de Educação Permanente, eixo relevante para a efetividade do Plano de Desinstitucionalização da Bahia.

Uma das ações desenvolvidas é o Curso de Aperfeiçoamento em Saúde Mental: incentivo à implementação da RAPS no âmbito do SUS-BA, promovido pela Escola Estadual de Saúde Pública da Bahia (ESPBA) em parceria com a ATSM. Iniciado em agosto de 2019, este processo formativo possui como objetivo a formação de profissionais da Secretária da Saúde do Estado da Bahia (SESAB) dos Núcleos Regionais de Saúde (NRS) e Bases Operacionais de Saúde (BOS), para que exerçam o papel de referências técnicas em saúde mental no território.

Essa formação vem propiciando maior aproximação dos municípios baianos com Sesab, na temática de saúde mental, visto que se conta com a presença de profissionais qualificados nas 28 Regiões de Saúde do estado da Bahia.

Vale registrar a participação, como ouvinte, de Eduardo Calliga, Presidente da Associação Metamorfose Ambulante de Usuários e Familiares do Serviço de Saúde Mental (AMEA) e Membro do Conselho Estadual de Saúde, o que vem tornando as discussões mais potentes e diversas.

Em decorrência da pandemia do Coronavírus, o curso foi suspenso em abril e retomado no último dia 4, através de encontros on-line, com a participação de docentes renomados no cenário de saúde mental do Brasil.

Fonte: SAIS\DGC\ATSM

Notícias relacionadas