Notícias /

Hospital Clériston Andrade destaca a importância do Dia Mundial da Segurança do Paciente

16/09/2020 15:03

Com o tema “Segurança do trabalhador da saúde: uma prioridade para a segurança do paciente”, o Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), através do Núcleo de Segurança do Paciente (NSP/HGCA), em parceria com outros setores, realiza nesta quinta-feira (17), atividades em alusão ao ‘Dia Mundial de Segurança do Paciente’, 17 de setembro, que tem como representação a cor laranja. A campanha, preconizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), este ano, devido aos desafios com a pandemia do coronavírus, definiu como slogan “Trabalhadores da saúde seguros, pacientes seguros”.

Pela manhã, haverá culto ecumênico, entrega de certificados de reconhecimento pelos serviços prestados durante a pandemia aos representantes por categoria dos trabalhadores, ação de impacto no corredor principal da unidade, com distribuição de brindes e panfletos educativos. Durante todo o dia, serão realizadas atividades lúdicas e exibição de vídeos sobre segurança do paciente. À noite, uma iluminação da fachada do HGCA na cor laranja vai encerrar a programação (ver abaixo).

Para cuidar da segurança biológica, emocional, espiritual e psicológica destes profissionais, durante este período de pandemia foram realizadas várias ações no HGCA, entre elas atendimento psicológico para os profissionais que trabalham na linha de frente da Covid-19, acolhimento aos profissionais positivados pela doença, cursos e capacitações, centro de testagem para Covid-19, musicoterapia, dentre outras.

PROGRAMAÇÃO

8h – Abertura do evento: Boas-vindas aos convidados. Acolhimento: Trabalhador de Saúde: espiritualidade como caminho para saúde mental. Convidados. (Vigário Anderson Joilson Barreto Pereira e Pastor Alex Cosmo)

10h -Apresentação de vídeos das equipes – Menção honrosa aos trabalhadores de saúde, entrega de Certificados de reconhecimento pelos serviços prestados durante à pandemia aos representantes por categoria dos trabalhadores.

8h às 12h – Ação de corredor: Distribuição de material alusivo à campanha sobre a segurança do paciente e do profissional (Álcool em gel e fita laranja).

Vídeo sobre a segurança do paciente na TV da recepção do Ambulatório e da Emergência e no Stand na entrada.

11h – Cine viagem no refeitório com projeções de filmes sobre a segurança do paciente e do profissional de saúde;

14h – Visita às unidades assistenciais para mobilização dos profissionais, pacientes e famílias com atividade lúdica .

18h – Iluminação da fachada do Hospital Clériston Andrade na cor laranja

Ascom do Clériston Andrade

Notícias relacionadas