Notícias /

ICOM celebra Dia Mundial da Segurança do Paciente

18/09/2020 10:59

Em comemoração ao 17 de setembro, Dia Mundial da Segurança do Paciente, o ICOM promoveu uma ação de reconhecimento e sensibilização com as equipes assistenciais e administrativas do hospital. Em consonância com a campanha mundial da OMS, cujo tema deste ano é a segurança dos profissionais de saúde, o ICOM apostou no lema “Segurança dos profissionais de saúde. Uma prioridade para a segurança dos pacientes”.

O evento foi organizado pelo Núcleo de Segurança do Paciente e contou com diversos voluntários na distribuição de brindes para todos os profissionais do instituto. O presente entregue às equipes foi um hidrante para a pele do rosto, mãos e corpo. As constantes lavagens de mãos e o uso de máscaras, óculos e luvas de proteção sacrificam muito a pele dos profissionais e necessitam de cuidados.

Proteção sempre

Durante o evento, os integrantes do Núcleo lembraram, mais uma vez, aos profissionais, a importância do uso dos equipamentos de proteção individual (EPI), em especial, neste momento, em que a pandemia da Covid-19 ainda é uma realidade.

O enfermeiro e supervisor do Núcleo, Wellington Ramos Reis, conta que o processo de treinamento e adaptação dos profissionais ao uso dos EPI em função dos cuidados necessários para evitar o contágio pelo coronavírus foi razoavelmente mais fácil no ICOM do que em outros hospitais. Pelo fato de ser o hospital referência para doenças infectocontagiosas no Estado da Bahia, a equipe assistencial do ICOM já tinha prática com o uso dos equipamentos de proteção, foi necessário apenas ampliar os conhecimentos e adequar os protocolos.

Wellington considera que a grande mudança provocada pelas exigências da prevenção com o coronavírus foi em relação aos profissionais da área administrativa, que passaram a ter mais consciência do significado de trabalhar em uma instituição de saúde e como podem contribuir para a segurança de si mesmos e dos colegas.

Mensagens de reconhecimento

Além do brinde, os integrantes do ICOM receberam também cartas de reconhecimento enviadas por diversas pessoas, independente de terem tido alguma experiência direta ou não com o hospital. As cartas foram escritas por trabalhadores da empresa Continental e nelas agradecem o empenho e a dedicação dos profissionais de saúde durante a assistência aos pacientes com Covid-19:

“Escrevo essa carta, porque mesmo sem te conhecer, sei que você é importante. Que existem pessoas que te amam e que nunca duvidam de você. Que você é uma pessoa linda” Alessandra Dutra.

“Deixa-me te contar uma coisinha: essa força já está aí, dentro de você! Eu queria também te agradecer por ter escolhido uma profissão tão corajosa, por estar cuidando tão bem dos pacientes e se dedicar ao máximo lutando para o bem de todos” Mylena.

Para Graça Moreira, coordenadora de enfermagem, não há como descrever o poder que mensagens como estas possuem, “significam que do outro lado há pessoas que percebem e reconhecem o trabalho realizado por nós”.

Ascom Icom

Notícias relacionadas