Notícias /

Equipe do hospital Manoel Victorino abraça campanha Setembro Amarelo e faz alerta para salvar vidas

23/09/2020 11:34

Durante este mês, acontece a campanha brasileira de prevenção ao suicídio, mais conhecida como “Setembro Amarelo”, iniciada no Brasil em 2015. O mês foi escolhido para a campanha porque, desde 2003, o dia 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.

Como acontece em todas as campanhas desenvolvidas durante o ano, a direção do Hospital Manoel Victorino, através do Serviço de Psicologia, em parceria com a Comissão de Humanização, realizou nos dias 17 e 18 de setembro, uma ação educativa sobre a Campanha Setembro Amarelo, tendo como público alvo os colaboradores da instituição.

Ana Paula Tavares uma das psicólogas da unidade informou que o evento teve como objetivo promover conscientização sobre a prevenção do suicídio, buscando alertar aos profissionais da unidade a respeito dessa realidade vivenciada no Brasil e no mundo.

“A ideia de falarmos sobre o Setembro Amarelo foi promover uma ação que abrisse um espaço para debates sobre suicídio e divulgar o tema alertando, bem como conscientizando, a população sobre a importância de sua discussão. Durante a ação apresentamos um vídeo educativo abordando sobre reflexões acerca do tema, suas manifestações psíquicas, importância da rede de apoio e empatia diante do sofrimento psíquico vivenciado pelo indivíduo e foi disponibilizado um espaço de esclarecimento de dúvidas, caso algum participante tivesse interesse em sanar com informações sobre o setembro amarelo”.

Carla Maiara Santos, também psicóloga do HMV, reforçou a informação da atenção aos primeiros sinais que podem indicar que a pessoa esta passando por problemas.

“É importante ficarmos atento aos sinais de risco que podem demonstrar fragilidade na saúde mental e que necessitam de cuidados. é preciso ficar atento aos sinais de uma pessoa depressiva, que geralmente se isola, fica agressiva, com insônia, triste e perde o interesse de tudo, mesmo das coisas que mais gosta”.

Após término da ação, foram distribuídos folders sobre a Campanha Setembro Amarelo para os profissionais.

 Ascom HMV

Notícias relacionadas