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Consulta agendada no Cedeba antes da pandemia precisa de confirmação

25/09/2020 14:48

O atendimento presencial no Centro de Diabetes e Endocrinologia da Bahia (Cedeba) para consultas chega a terceira semana – foi retomado no dia 8 de setembro – mas limitado a 30%. Setenta por cento permanecem com a Telemedicina. Esses percentuais continuam em outubro. Nos meses de novembro e dezembro, será 50 % para as duas formas de atendimento. A partir de janeiro de 2021, o atendimento presencial aumenta para 70%.

Por isso, usuários do Cedeba com consultas agendadas só deverão comparecer à unidade ao receberem a confirmação por telefone. Esse comportamento é muito importante ,” porque a pandemia continua e precisamos proteger nossos pacientes com diabetes e obesidade, principalmente, que representam a metade dos atendimentos do Centro de Referência, já que fazem parte do grupo de risco para a Covid 19″, destaca a diretora Reine Chaves .

Funcionamento

A volta do atendimento presencial está sendo feita de forma gradual. Nessa primeira fase, os Ambulatórios do Pé Diabético, Obesidade, Diabetes e Oftalmologia. E os seguintes procedimentos: ultrassonografia geral, Doppler de vasos, punção aspirativa da tireóide. . O Laboratório de Análises, que começou a funcionar antes dos demais serviços, já atende 50%. No segunda fase, virão as outras especialidades que o Centro de Referência oferece.

A dispensação de medicamentos nas farmácias do Cedeba – abertas durante toda a pandemia para garantir o tratamento dos pacientes- tem novo esquema.

Como o atendimento presencial nos ambulatórios, é sempre maior pela manhã, a dispensação de medicamentos está mais concentrada à tarde – 70% – e 30 % pela manhã, para evitar a concentração de usuários , explicou a coordenadora da Comulti (Coordenação Multiprofissional ) do Cedeba, Jamile Neves.

Sem problemas

Segundo a endocrinologista Odelisa Matos, os usuários estão entendendo as novas normas. Embora a temperatura do usuário seja aferida, quando o usuário chega parava consulta e se for superior a 37.6 graus terá que ser encaminhado à Unidade de Saúde” não tivemos problemas de pessoas com aumento de temperatura.”

Para isso tem ajudado o trabalho prévio pelo Same/Cedeba. Ė que ao ser contatado por telefone para a confirmação da consulta, o paciente responde perguntas sobre a presença de sintomas respiratórios e de contato com pessoas positivas para COVID 19. Se a resposta for positiva, a consulta será remarcada..

Para evitar aumento de fluxo de pessoas no Centro, só poderão vir com acompanhantes pacientes maiores de 60 anos, crianças e pessoas com deficiência.

Hora marcada

Para reduzir o fluxo de pessoas na unidade, o paciente só deverá comparecer no prazo de 30 a 40 minutos antes do atendimento, que deixa de ser por ordem de chegada, passando a ser de hora marcada

Os usuários que vierem para consultas, aplicação de medicamentos, exames de imagem e procedimentos no pé diabético responderão a questionário sobre sintomas indicativos da COVID19.

Planejamento

Segundo a diretora do Cedeba , “a volta do atendimento presencial nos ambulatórios foi discutida amplamente pela diretoria com o Colegiado de Gestão, a partir dos estudos realizados durante dois meses pelo Grupo de Trabalho Abertura consciente Cedeba, que definiu com muito cuidado o fluxo de usuários. Para os profissionais de saúde, estão sendo observados os cuidados para o atendimento e uso de EPIS, de acordo com as definições da Anvisa.

Ascom do Cedeba

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