Notícias /

Creasi aborda violência em evento pelo Dia Internacional do Idoso

28/09/2020 15:06

O Centro de Referência Estadual de Atenção à Saúde do Idoso (CREASI), unidade vinculada à Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (SESAB), em parceria com a Universidade Federal da Bahia (UFBA) e com o apoio da Escola de Saúde Pública da Bahia Professor Jorge Novis (ESPBA), realizará encontro virtual pelo Dia Internacional do Idoso, celebrado em 01 de outubro, desde 1990, abordando a “Violência contra idosos em tempos de isolamento social”.

O encontro virtual acontecerá no dia 05 de outubro, às 16 horas, com a participação da de Luana Reis, enfermeira, gerontóloga, doutora em enfermagem e pós-doutoranda, representando a UFBA, e Maria Salete da Silva, assistente social, gerontóloga, experiência em Saúde Coletiva e ênfase na Política da Pessoa Idosa, representando o CREASI, que irão discutir as ações voltadas ao enfrentamento da violência contra os idosos nesse momento de pandemia pelo coronavírus.

De acordo com o Estatuto do Idoso, é dever de todos zelar pela dignidade do idoso, colocando-o a salvo de qualquer tratamento desumano, violento, aterrorizante, vexatório ou constrangedor. Para a médica Mônica Hupsel Frank, geriatra, diretora do CREASI, “é necessário debater o assunto com a sociedade, levar para dentro das universidades, e assim auxiliar na elaboração de propostas de combate mais efetivas”, salienta a médica.

O evento será transmitido pela Plataforma Google Meet e o acesso se dará através do link https://meet.google.com/hww-yqdf-ecg. “A iniciativa reafirma o compromisso do CREASI com as ações de educação permanente em saúde, na busca por uma assistência mais qualificada e voltada ao atendimento das necessidades dos idosos”, ressalta a enfermeira Lélia Sobrinho, mestranda em Enfermagem pela UFBA, que integra a equipe do Núcleo de Educação Permanente do CREASI.

Ascom do Creasi

Notícias relacionadas