Governador e secretário da Saúde visitam as obras da Policlínica Regional de Saúde em Itaberaba

09/10/2020 13:11

Com mais de 50% da estrutura concluída, as obras da Policlínica Regional de Saúde, que está sendo erguida em Itaberaba, seguem em ritmo acelerado. Esta foi a constatação do governador Rui Costa e do secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, que estiveram hoje (9) no local onde a unidade, que beneficiará moradores de 21 municípios, está sendo construída.

Na policlínica, serão ofertados atendimento ambulatorial, apoio diagnóstico e terapia, por meio de exames como raio-X, ultrassonografia, tomografia, mamografia, ressonância magnética, endoscopia, ergometria, eletrocardiograma, ecocardiograma e eletroencefalograma. Ainda há espaços destinados ao tratamento do pé diabético, coletas laboratoriais e procedimentos ambulatoriais.

O governador Rui Costa destacou que até o final de 2022, a Bahia contará com 25 policlínicas regionais de saúde. “As policlínicas vêm se juntar às unidades básicas de saúde, com o objetivo de fortalecer a prevenção. Antes das policlínicas, as pessoas que moram no interior tinham que se deslocar para municípios distantes ou para a capital, em busca de uma especialidade ou exame que não era ofertado na sua cidade. Com esse novo modelo de regionalização da saúde, a população dispõe de uma estrutura confortável, inclusive no deslocamento, para um atendimento de qualidade”.

De acordo com Fábio Vilas-Boas, “as policlínicas regionais cumprem o papel simultâneo de reduzir o vazio assistencial de média complexidade, ampliar o diagnóstico das doenças crônicas e degenerativas, tornando-os mais precoces, além de melhorar a resolutividade da saúde pública”, afirma o secretário.

Dezesseis Policlínicas Regionais de Saúde já foram entregues na Bahia. As unidades oferecem atendimentos a cidadãos das regiões de Guanambi, Jequié, Irecê, Alagoinhas, Feira de Santana, Valença, Santo Antônio de Jesus, Teixeira de Freitas, Paulo Afonso, Juazeiro, Vitória da Conquista, Itabuna, Jacobina, Senhor do Bonfim, Simões Filho e Barreiras.

A unidade que está sendo construída em Itaberaba beneficiará, além dos moradores da própria cidade, a população de Abaíra, Andaraí, Boa Vista do Tupim, Iaçu, Ibiquera, Ibitiara, Itaeté, Lajedinho, Lençóis, Macajuba, Marcíonilio Souza, Mucugê, Nova Redenção, Novo Horizonte, Palmeiras, Piatã, Ruy Barbosa, Seabra, Utinga, Wagner.

Além de Itaberaba, estão sendo construídas policlínicas em Brumado, Serrinha, Ribeira do Pombal, São Francisco do Conde, Eunápolis e duas em Salvador, nos bairros de Escada em Narandiba. A unidade de Santa Maria da Vitória está em processo de licitação para a construção.

Hospital Regional de Itaberaba

Além das obras da policlínica, o Governador e o Secretário verificaram as intervenções que estão sendo feitas no Hospital Regional de Itaberaba. A unidade está sendo reformada e ampliada, ganhando 10 leitos de terapia intensiva (UTI). Para as melhorias, estão sendo investidos cerca de R$15,7 milhões, fruto de um convênio firmado entre a Secretaria da Saúde do Estado e a prefeitura de Itaberaba.