Notícias /

Hospital da Mulher promove rodas de conversa sobre detecção e prevenção do câncer de mama

15/10/2020 10:24

No mês dedicado à conscientização sobre o câncer de mama, o Hospital da Mulher vem promovendo uma série de ações educativas para pacientes e colaboradores. Nas últimas semanas, a unidade abordou o conceito, detecção, prevenção, mitos e verdades em torno da doença que, conforme estimativa do Instituto Nacional do Câncer, deve acometer mais de 60 mil mulheres em 2020.

Na tarde desta quarta-feira (14), os colaboradores participaram da roda de conversa com o médico do Serviço de Oncologia Clínica, Dyego Nunes. O profissional demonstrou os dados e tipos de tratamento, além dos fatores de risco e atitudes que auxiliam na prevenção do câncer de mama. “Com as pessoas vivendo mais, a prevalência do câncer tem sido maior. Então temos os fatores de risco que não podemos mudar, mas temos os que podemos lutar contra, como a obesidade, a má alimentação, o sedentarismo”, pontuou Nunes.

Um dos momentos contou com instruções e incentivo ao autoexame direcionados pelas estudantes de enfermagem convidadas Anna Beatriz Fernandes, Juliana Bispo e Taís Stephanie e pela coordenadora de enfermagem do Serviço de Oncologia Clínica, Milena Durães. “Ter vindo esses dias para o HM foi muito gratificante, porque agrega conhecimento e outros valores como o olhar para o outro sempre com respeito, empatia e amor. A informação nunca vai ser demais e contribui para que as mulheres conheçam mais o seu corpo e façam o diagnóstico precoce do câncer de mama”, observou a convidada e preceptora de enfermagem da Unijorge, Girlene Santos.

A paciente Maricelia da Cruz, de 53 anos, não perdeu uma informação. “Achei tudo muito legal, porque as mulheres podem aprender a fazer o autoexame e ficar atentas aos sinais. Eu me cuido, faço sempre os meus exames, e é importante que todas façam também”.

Outubro Rosa

Criada em 1990, a campanha internacional Outubro Rosa tem como principal objetivo disseminar informações sobre fatores, sinais e prevenção do câncer de mama. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer, nódulos, mudança na posição ou formato do mamilo, vermelhidão, retração, alteração na pele do seio, saída de líquido pelo mamilo e caroço no pescoço e/ou axilas são principais sintomas do câncer.

Praticar atividade física, alimentar-se de forma saudável, manter o peso corporal adequado, evitar o consumo de bebidas alcoólicas e uso de hormônios sintéticos estão entre as principais formas de prevenção da doença.

Ascom HM

Notícias relacionadas