Notícias /

Hospital Manoel Victorino realiza ação de incentivo para doação de sangue

19/10/2020 15:21

O isolamento social causado pela pandemia do novo Coronavírus acabou interferindo nos estoques de sangue. Para conscientizar a população sobre a importância deste ato que salva vidas, o Hospital Manoel Victorino, unidade 100%SUS do Governo da Bahia, com gestão IBDAH, realizou uma ação para incentivar os profissionais, pacientes e acompanhantes a doarem sangue.

Alfredo Jr, médico RT do HMV, destaca que o Comitê e Agência Transfusional do Hospital Manoel Victorino decidiu informar sobre a importância da doação de sangue e sensibilizar pacientes, familiares e acompanhantes para melhorar a captação e estoques de sangue da Hemoba.

“Todos os dias, há pacientes que estão aguardando por uma transfusão de sangue, alguns para melhorarem seus sintomas, outros para poder fazer uma cirurgia importante e muitos onde a transfusão de sangue é a esperança para a manutenção de uma vida. A contribuição dos doadores fazem a diferença, doem sangue. No final desta ação percebemos que a receptividade foi excelente, confirmada pela interação e participação de todos os envolvidos”.

O ato de doar sangue tem duração de cerca de 40 minutos, e não há risco ou prejuízo à saúde do doador, que pode salvar até quatro vidas em uma só doação. No entanto, é necessário ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 kg, estar em boas condições de saúde, alimentado (recomenda-se evitar a ingestão de comida gordurosa nas 4 horas que antecedam a doação e bebidas alcoólicas 12 horas antes da coleta) e levar documento de identidade original com foto. Menores de idade devem estar acompanhados de um responsável legal.

Estiveram envolvidos nesta ação: o médico Alfredo Júnior; Biomédica Allana Rubia; enfermeiras Raquel de Brito, Rosana de Cassia Freitas, Nilva Anésia Andrade; psicológa: Ana Paula Tavares e assistente social Simone Andrade.

Ascom do Manoel Victorino

Notícias relacionadas