Notícias /

Hospital Regional Costa do Cacau inicia mutirão para exames de cateterismo

07/12/2020 09:41

O Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), em Ilhéus, iniciou na última terça-feira, 1º de dezembro, um mutirão para pacientes regulados que precisam fazer exames de cateterismo. A iniciativa indicada pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) através do Núcleo Regional de Apoio a Gestão da Regulação, em Itabuna, busca diminuir a demanda para esse procedimento na macrorregião sul, de solicitação em nível ambulatorial.

De acordo com o médico Paulo Vasconcelos, hemodinamicista do HRCC, o cateterismo serve para o diagnóstico de doença arterial coronariana, sendo o exame de melhor precisão para verificar entupimento nas artérias do coração.

“Todos os outros exames que existem na medicina, eles podem dar errado, ou falso positivo, ou falso negativo. O cateterismo não, ele vê exatamente a artéria por dentro. Porém é um exame invasivo, ou seja, você precisa fazer anestesia local e acessar o coração do paciente. Para critério de diagnósticos de doenças no coração, para tirar dúvidas, se tem entupimento das coronárias, ele é o melhor exame que existe, é o padrão ouro”, afirmou Paulo Vasconcelos.

Atualmente a lista de espera para o exame cateterismo, na macrorregião sul da Bahia, está em torno de 258 pacientes, alguns desses aguardando por esse procedimento há mais de um ano. Entendendo a necessidade para atender essas pessoas e diminuir a fila, a direção da unidade organizou esse mutirão para sanar essa lista em três meses, até fevereiro de 2021.

Durante a semana são realizados em média 14 exames, e nos sábados e domingos, o planejado é que sejam feitos 20 cateterismos por final de semana. Para atender essa demanda reprimida, a organização do encaminhamento dos pacientes ao HRCC é realizada pelo Núcleo Regional de Apoio a Gestão da Regulação junto aos municípios.

A paciente Airam Santos do Nascimento, 55 anos, moradora de Ilhéus, avaliou seu atendimento como excelente. Ela garante que recebeu total assistência no HRCC. “Fiz meu exame, estou aguardando a avalição de outro médico, tenho o acompanhamento que preciso aqui no Costa do Cacau. Agradeço aos médicos, enfermeiros e todos que trabalham aqui, pela a atenção que tenho recebido. Atendimento excelente!”, avaliou.

Ascom HRCC

Notícias relacionadas