Notícias /

Projeto Saúde e Bem-Estar acompanha qualidade de vida dos colaboradores do Hospital Espanhol

08/12/2020 10:58

Responsável pela gestão do Hospital Espanhol e preocupado com a saúde dos seus colaboradores, o  INTS (Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde) implantou, no último mês de novembro, o Projeto Saúde e Bem-Estar. Desenvolvido para cuidar da qualidade de vida dos profissionais da linha de frente nesta pandemia, o Projeto tem sido motivador para a maior equipe de profissionais de saúde dedicada aos cuidados de pacientes com Covid-19 no Estado da Bahia.

Os objetivos do Saúde e Bem-Estar são: verificar a atual condição corporal do colaborador, fazer um plano nutricional para ser seguido e a oferecer atividades terapêuticas. “A consulta é realizada no dia de trabalho do colaborador. O fato dele já estar na unidade facilita o seu comparecimento. E a ação é rápida, leva um total de 30 minutos, para as três etapas”, explica a enfermeira Fabiana Leite, que coordena e acompanha as ações do Projeto.

A Avaliação da Composição Corporal consiste em um exame de Bioimpedância Elétrica: um exame realizado por um equipamento de última geração, parecido com uma balança, e que possui hastes de apoio para as mãos, como o guidão de uma bicicleta ou o apoio de uma esteira ergométrica. Nestes pontos de contatos do corpo com o equipamento, são calculados peso (massa magra e massa gorda), água corporal total, Índice de Massa Corporal (IMC), porcentagem de gordura e taxa metabólica basal. Ou seja, ao descer do equipamento, depois de poucos segundos, os dados corporais já saem impressos com a realidade fisiológica da qualidade de vida daquele corpo.

Depois desta primeira etapa, o colaborador vai ter um papo com a nutricionista Sâmella Hirsch. “A gente procura entender a rotina do colaborador e seus hábitos alimentares. Baseados nisso, indicamos uma sugestão de cardápio para um processo de reeducação alimentar que seja simples, variado de opções para substituição, acessível, saudável e prazeroso. Requisitos fundamentais para motivar a sua continuidade”, explica a nutricionista.

E, por último, a terceira e mais desejada etapa: massagem. Há alguns tipos, oferecidos por massoterapeutas, que ajudando na liberação de toxinas, aliviando tensões musculares, cansaço físico e mental.

Cuidar de quem cuida

“Me deixa muito satisfeito saber que existe uma preocupação da Instituição com colaborador, oferecendo-lhe um serviço de qualidade, um exame de ponta como a bioimpedância e facilitando, por ser no horário de trabalho. Isso nos faz refletir sobre o quanto precisamos nos cuidar também, nos manter saudáveis para que possamos cuidar bem do outro. É uma pausa rápida que nos permite analisar os nossos hábitos diários. A técnica de relaxamento no final encerrou a atividade com chave de ouro, uma outra reflexão de que o corpo precisa de cuidado, precisa de descanso, precisa ter seus limites respeitados. Gratidão pelo momento”, comentou Rafael Laranjeira, ao sair do seu atendimento. Ele é enfermeiro intensivista e enfrenta doses diárias de estresse, em uma das cinco UTIs do Hospital Espanhol.

Em cada dia, o Projeto consegue atender 35 colaboradores, que fazem suas inscrições prévias. Nesta primeira vez, todas as vagas foram preenchidas. Em janeiro de 2021, outra sessão do Projeto Saúde e Bem-Estar será realizada no Hospital Espanhol, para dar chance à participação de novos colaboradores e para a reavaliação dos que foram atendidos neste mês.

Notícias relacionadas