Notícias /

Bahia adquire 19,8 milhões de seringas e agulhas para vacinar população contra o coronavírus

09/12/2020 11:09

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) adquiriu 19,8 milhões de seringas e agulhas como parte do planejamento para a vacinar a população contra o coronavírus (Covid-19), totalizando um investimento de R$ 5,5 milhões. O contrato foi assinado nesta quarta-feira (9) pelo secretário da Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas.

O governador Rui Costa destaca que “isso faz parte do nosso planejamento para a vacinação em massa na Bahia, mas precisamos que o Governo Federal seja ágil na certificação de uma das vacinas já existentes contra a Covid-19, para que assim possamos dar início a esta nova etapa de enfrentamento da pandemia no Brasil. É preciso tratar a questão com a prioridade que ela merece. Fazer política com vacina é colocar em risco a vida das pessoas”.

De acordo com o secretário, “a entrega das seringas e agulhas será imediata. Atualmente temos 6 milhões de seringas e agulhas em estoque que são utilizadas nas vacinas de rotina e já iniciamos um novo processo para aquisição de insumos que atenderá tanto as imunizações programadas no calendário vacinal, quanto ao coronavírus”, detalha Vilas-Boas.

Na avaliação do titular da pasta estadual da Saúde, o objetivo primordial da vacinação contra a Covid-19 é reduzir a morbidade grave e mortalidade associada ao vírus SARS-CoV-2, buscando proteger as populações de maiores riscos, identificadas de acordo com o cenário epidemiológico da doença na Bahia. Busca-se também reduzir a intensidade da circulação viral e, consequentemente, a transmissão da infecção na comunidade, potencializando uma possível imunidade de rebanho.

O governador Rui Costa se reuniu ontem (8) com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, que garantiu a aquisição das vacinas contra o coronavírus, tão logo sejam aprovadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Notícias relacionadas