Notícias /

Governo da Bahia entrega nova Unidade Básica de Saúde em Candeias

09/12/2020 14:30

A população de Candeias, na Região Metropolitana de Salvador, já conta com uma nova Unidade Básica de Saúde (UBS), entregue nesta quarta-feira (9) pelo governador Rui Costa, acompanhado pelo secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas. Entre obras e equipamentos, o investimento total foi acima de R$2,5 milhões.

A nova UBS, localizada na Estrada da Servidão, nº 01, Lote 02, Ouro Negro, oferece atendimento médico e odontológico, medicamentos, vacinas e exame de raio-x. Segundo Rui, a unidade faz parte do programa de reforço à atenção básica. “Essa é a décima na região metropolitana, dentro do contrato do ProSUS, e com isso nós estamos ajudando o município de Candeias a fortalecer e ampliar a atenção básica, que está em 70% de cobertura. Nós queremos ampliar isso para que os municípios da Bahia passem de 80% de assistência básica”, afirmou.

O governador disse ainda que, em breve, estará de volta aos municípios da região metropolitana. “Ainda vamos inaugurar a Policlínica de São Francisco do Conde, que está em fase final de construção, e, com isso, atender Candeias, São Francisco e todos os municípios do entorno”.

Vilas-Boas explicou que as UBSs são a porta de entrada do SUS, onde os cidadãos têm consultas regulares e fazem a prevenção e controle de doenças. De acordo com o secretário, o município de Candeias já ultrapassou 70% de cobertura de atenção primária à saúde, ou seja, há médicos em quantidade suficiente para esse atendimento inicial à população.

“Essa unidade vem oferecer para essa importante comunidade duas equipes de Saúde da Família completas, com dois médicos, dentistas, agentes comunitários, enfermeiros que vão fazer todo o pré-natal, vacinação, controlar doenças crônicas, acompanhar o crescimento das crianças e adolescentes. Isso é o que esse governo tem buscado, levar a saúde mais perto de onde as pessoas moram”, acrescentou.

Notícias relacionadas