Notícias /

Distrito Sanitário Especial Indígena se reúne com lideranças indígenas na ESPBA

21/12/2020 17:50

A Escola de Saúde Pública da Bahia (ESPBA) foi palco de dois encontros entre o coordenador distrital e lideranças indígenas, conselheiros usuários, prestadores de serviços e profissionais de saúde, vinculados jurídica e administrativamente ao Distrito Sanitário Especial Indígena na Bahia, da Secretaria Especial de Saúde Indígena (DSEI-BA/SESAI/MS). Os encontros aconteceram hoje (21) e na última sexta-feira (17), e encerram a agenda de deliberações do Distrito para o ano de 2020.

Responsável por organizar a rede de atenção básica na dinâmica dos territórios indígenas, de forma articulada com o Sistema Único de Saúde (SUS), o DSEI-BA discutiu a lógica de atendimento à saúde dos povos indígenas aldeiados do Estado da Bahia, com foco no fortalecimento e na promoção do Controle Social.

Entre as questões prioritárias foi narrada a necessidade de carros e motoristas para o socorro de povos isolados, a falta de medicamentos e de profissionais para atender à saúde da população em questão, além de questões sobre saneamento básico e a contratação de profissionais para compor as equipes multiprofissionais de saúde.

As estratégias para a resolução dos problemas apontados seguem agora um fluxo de encaminhamento: saem compiladas pela autoridade sanitária do DSEI-BA, através do gestor local, Adilton Gomes Assunção, e são encaminhadas à Secretaria Especial de Saúde Indígena, área do Ministério da Saúde que coordena a Política Nacional de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas.

Para 2021, o DSEI-BA planeja, junto ao Conselho Distrital de Saúde Indígena da Bahia (Condisi-Ba), a realização de 3 reuniões ordinárias com representantes das 135 aldeias do Estado da Bahia. As reuniões serão para levantar as próximas demandas e para o Distrito apresentar as respostas e prestações de conta do exercício de 2020.

Fonte: ESPBA

Notícias relacionadas