Equipe do Hospital Dantas Bião participa de mais um treinamento para doação de órgãos e tecidos para transplante

22/12/2020 11:26

Profissionais do Hospital Regional Dantas Bião, em Alagoinhas, participaram agora em dezembro, de mais uma capacitação das Comissões Intra-hospitalares de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT).

O treinamento, dirigido para profissionais da CIHDOT, que tem por objetivo atualizar os conhecimentos e técnicas das equipes multiprofissionais que trabalham ligadas à doação de órgãos e tecidos para transplante, aconteceu na UNOPAR e foi ministrado pelos profissionais Ana Carolina Sodré – coordenadora da Central Estadual de Transplantes da Bahia, Marli Nascimento – coordenadora do Banco de Olhos da Bahia e Fabricio Góes – psicólogo da OPO.

Monique Carmo, enfermeira e membro da CIHDOTT do Hospital Regional Dantas Bião, destaca a importância dos treinamentos e capacitações para a equipe do hospital. “Todos as ações e treinamentos relacionados à doação de órgãos e tecidos são importantes e sempre participamos. Infelizmente, ainda há muitos mitos ligados à doação de órgãos e tecidos para transplantes e, apenas a correta informação, passada pela equipe de uma unidade hospitalar, pode esclarecer esses mitos e contribuir para que um ato de amor e de generosidade seja compreendido pelas famílias”, informou.

Importante destacar que, para ser um potencial doador não é necessário deixar algo por escrito. Porém, é fundamental comunicar à família o desejo de doação.

Ascom Dantas Bião